O que esperar do SUV elétrico da Kia que virá ao Brasil?

Kia está prestes a trazer para o Brasil um SUV elétrico que promete despertar o interesse de muitos consumidores. O porquê? Bem, além do segmento SUV já ter uma popularidade por si só, o automóvel conta com três fileiras, o que é uma excelente opção para quem está em busca de mais espaço.

Neste momento, o SUV elétrico da Kia já está nas mãos de alguns consumidores dos EUA (Estados Unidos da América), e, agora, a expectativa é sobre como e quando ele deverá chegar ao Brasil. Felizmente, o Garagem360 reuniu as respostas para sanar as principais dúvidas quanto ao automóvel!

 

Foto: divulgação / Kia EV9 GT-Line (EUA)

Kia traz para o Brasil novo SUV elétrico de três fileiras

Vamos lá, todo mundo sabe que os SUVs, por si só, já são responsáveis por atrair as atenções de muita gente. Agora, imagine a seguinte junção: um SUV elétrico, com sete lugares e autonomia que pode passar de 500 km? Basicamente, é isso que a Kia pretende trazer para o Brasil.

O automóvel carrega o nome de Kia EV9, e é um gigante de 5,01 metros de comprimento, somados aos 1,98 metros de largura, e claro, 1,78 metros de altura. A distância entre-eixos é de 3,10 metros. Esses detalhes já causam uma excelente impressão do automóvel, mas não para por aí.

Ele chega ao mercado com três opções de motorização, e surpreendentemente, todas elas são elétricas. A primeira delas é a mais básica, composta por uma tração traseira que resulta em 203 cv de potência35,7 kgfm de torque. A bateria [e de 99,8 kWh, com autonomia de até 563 km.

A aceleração de 0 a 100 km/h também é um destaque interessante, afinal, ela ocorre em apenas 9,4 segundos. É importante destacar que essa autonomia é proposta pelo ciclo WLTP

 

Foto: divulgação / Kia

Vejas as outras opções de motorização

Para além das configurações básicas, as topo de linha entregam um resultado ainda mais surpreendente. Ao todo, são 247 cv de potência e uma tração integral, mas não só. A intermediária, Baseline, traz um torque de 25,5 kgfm e a mais cara, GT-Line35,7 kgfm.

Em relação à autonomia, tem-se 512 e 505 km, respectivamente. O que é um fato é que uma autonomia tão interessante somada à uma velocidade que pode ser atingida tão rapidamente não pode deixar as questões de segurança passarem batido.

É por isso que ele vem com recursos como:

  • O automóvel é capaz de se manter na faixa;
  • Ele é capaz de ficar a uma distância pré-estabelecida (configurada) dos outros veículos do mesmo fluxo;
  • É possível utilizar um joystick na chave para facilitar as manobras para estacionar em locais apertados;
  • Entre outros.

 

Foto: divulgação / Kia

Detalhes do interior do Kia EV9

Quem se interessa por um carrão desses também vai querer saber como ele é por dentro. De acordo com as especificações da Kia, ele segue a mesma linguagem visual do seu antecessor, o EV6. Aliás, ele também está confirmado para o Brasil, nesse caso, para o início do ano de 2024.

Ele vem com uma tela grande capaz de se estender do painel de instrumentos até a central de multimídia. Além disso, ao invés de optar por retrovisores tradicionais, a Kia instalou câmeras e grades laterais para facilitar o condutor na hora ter acesso a uma boa e ampla visão.

De modo geral, ele comporta sete pessoas, mas tem um diferencial: a modularidade da cabine. O SUV é composto por um assoalho plano, capaz de permitir a configuração em duas disposições:

  • 2 + 2 + 2 (para seis ocupantes, o que permite a inversão da segunda fileira de bancos);
  • 2 + 3 + 2 (para sete ocupantes).

 

 

Foto: divulgação / Kia

Veja quando ele chega ao Brasil e saiba o preço

A proposta da Kia é trazer o SUV para o Brasil ainda no ano de 2024, mas pode ser que isso seja deixado mais para o meio/fim de ano. De modo geral, ainda não há como dizer ao certo quando ele chega, exceto pelo fato de que a previsão é para 2024.

Em relação ao preço, é difícil dizer qual o valor exato. Primeiramente, a Kia não deu qualquer spoiler sobre qual configuração virá para território nacional, o que dificulta ainda mais as estimativas. Entretanto, há algo certeiro: ele deverá ser o carro mais caro da Kia em todo o mundo.

De acordo com algumas especulações, somente a versão de entrada deve ficar por volta de R$ 300 mil. Com isso em mente, já dá para imaginar aque a versão topo de linha pode chegar perto dos R$ 500 mil, se compara aos automóveis similares, como o rival BYD Tan, que tem o preço de R$ 529 mil.

Aproveite para conferir: Lançamentos Toyota 2024: lista de carros já confirmados

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar