O peso do IPVA no bolso: entenda o imposto, as maiores alíquotas e as regras de isenção

IPVA no Brasil varia de 1% a 4% do valor venal. Entenda o cálculo do imposto, confira os estados mais caros (SP, RJ, MG) e veja as regras de isenção para veículos antigos e elétricos em 2026.

Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma das maiores despesas anuais para qualquer proprietário de veículo no Brasil. Por ser um imposto estadual (de competência de cada estado), seu valor, regras de isenção, alíquotas e calendário de pagamento variam significativamente de um local para outro, o que gera grandes diferenças no custo de manter um carro no país.

O Que é e como é calculado o IPVA?

O IPVA é um imposto cobrado sobre a propriedade de veículos automotores de qualquer espécie. Ele é calculado multiplicando-se o valor venal (valor de mercado, geralmente baseado na Tabela Fipe) do veículo pela alíquota definida pelo estado onde o carro está registrado.

Para calcular o valor do seu imposto, você precisa de duas informações principais:  IPVA = (Valor Venal do Veículo) x (Alíquota do Estado)
  1. Valor Venal do Veículo: É o preço médio de mercado do seu carro, moto ou caminhão, determinado pelo governo com base na Tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) do ano anterior (geralmente o valor de setembro do ano anterior ao do pagamento do imposto). Para veículos 0 km, considera-se o valor da nota fiscal.
  2. Alíquota do Estado: É o percentual que cada estado define para a cobrança do imposto, e varia de acordo com o tipo de veículo e, às vezes, o tipo de combustível. As alíquotas geralmente ficam entre 1% e 4%. 
Foto: Paulo Pinto Agência Brasil.jpg
Foto: Paulo Pinto Agência Brasil.jpg

Diferente do que muitos pensam, o dinheiro do IPVA não é destinado apenas à manutenção de estradas. Sua arrecadação compõe o orçamento anual do estado, sendo que 50% do valor total é repassado ao município onde o veículo está emplacado. Os fundos são, então, destinados livremente a áreas como saúde, educação, segurança e infraestrutura.

Alíquotas: onde é mais Caro (e mais barato) no Brasil? 

As alíquotas para carros de passeio variam amplamente, geralmente entre 1% e 4% do valor venal, impactando diretamente no preço final do imposto:

Região Estados com as Maiores Alíquotas (Carros de Passeio) Estados com as Menores Alíquotas (Carros de Passeio)
Sudeste São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais (4%) Espírito Santo (2%)
Sul/Centro-Oeste Paraná, Mato Grosso do Sul (cerca de 3% a 3,5%) Santa Catarina, Mato Grosso (2%)
Norte/Nordeste Ceará, Amapá, Roraima (cerca de 3% a 3,5%) Acre, Tocantins (2%)

Em São Paulo, por exemplo, um veículo de R$ 70.000 (valor venal) tem um IPVA de R$ 2.800 (4%). Se o mesmo carro estivesse registrado em Santa Catarina (2%), o imposto seria de R$ 1.400.

Isenções e Novas Regras para 2026

Os motoristas brasileiros podem se livrar do imposto em algumas situações, mas as regras também são estaduais:

Idade do Veículo: A isenção por tempo de uso varia. Em São Paulo, veículos com mais de 20 anos não pagam. Em Minas Gerais e Paraná, o prazo pode chegar a 30 anos para carros de valor histórico.

Veículos Sustentáveis: Há uma forte tendência de incentivo à mobilidade verde. Em estados como Rio de Janeiro, veículos 100% elétricos podem ter alíquotas muito reduzidas (chegando a 0,5% ou isenção total), e híbridos costumam ter benefícios.

Outros Casos: Proprietários de táxis, pessoas com deficiência (PCD), e, em alguns estados, veículos utilizados em serviços de transporte por aplicativo e produtores rurais também podem ter direito à isenção ou descontos, mediante solicitação e cumprimento dos requisitos estaduais.

Com a divulgação dos calendários de pagamento do IPVA 2026, a maioria dos estados oferece descontos significativos para o pagamento em cota única no início do ano (em torno de 3% a 10%), ou a opção de parcelamento sem desconto.

Leia aqui: Pará isenta IPVA de carros elétricos de até R$ 150 mil e motos de baixa cilindrada

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.