O homem que ajudou a construir o primeiro Tesla quer caminhões de grande porte sem emissões
O homem que ajudou a construir o primeiro Tesla quer caminhões de grande porte sem emissões. Conheça a proposta da Range Energy.
O mundo da mobilidade elétrica tem um novo defensor da logística eletrificada: Ali Javidan – o homem que ajudou a construir o primeiro Tesla e atual CEO da Range Energy, quer caminhões de grande porte sem emissões.
Javidan, foi entrevistado do Podcast do Motor Trend “The InEVitable” e falou um pouco sobre sua carreira e dos benefícios da popularização da eletrificação no transporte de cargas.
É possível ter caminhões de grande porte sem emissões?
A trajetória de Javidan no setor automotivo é marcada pelo pioneirismo. O engenheiro Ali trabalhou no Tesla Roadster original e teve papel fundamental no desenvolvimento do icônico Model S, um marco na história dos veículos antes mesmo da Tesla ser comprada por Elon Musk.
Agora a missão é diferente: eletrificar a frota de caminhões de grande porte. Javidan acredita que ainda há desafios, como a necessidade de baterias com maior capacidade e a infraestrutura de carregamento adequada.
Esses entraves, que podem atrasar o transporte de carga 100% verde, dão margem para diferentes propostas. Para Javidan, uma abordagem mais gradual e pragmática pode ser a solução.
Para isso, propõe eletrificar apenas os trailers dos caminhões, no caso os reboques e manter os caminhões com seus combustíveis atuais.
A proposta de sua nova empresa, a Range Energy, é reduzir sensivelmente o consumo de combustível e as emissões sem a necessidade de substituir a frota atual, equipando a carroceria com baterias e motores elétricos, assim é possível diminuir a força utilizada pelo motor a combustão.
Como funciona
O mecanismo visa adaptar três peças a um trailer já existente: um eixo elétrico, uma bateria e um pino mestre inteligente.
Segundo Javidan, essa abordagem oferece uma série de vantagens. Entre elas reduzir as emissões de CO2 em até 70% e 40% de economia de combustível.
“A ideia aqui é que substituir todos os veículos de grande porte da Classe 8 na estrada será difícil e levará muito tempo. Mas se você pudesse melhorar o trailer que cada um deles reboca por meio da eletrificação, isso poderia ajudar muito a reduzir as emissões de caminhões, comenta.
Além disso, a combinação de um caminhão a diesel com o trailer elétrico aumenta a autonomia do conjunto, tornando-o mais eficiente para longas distâncias.
O sistema também representa uma solução mais econômica do que a substituição completa de toda a frota de caminhões por modelos 100% elétricos.
O que achou da nova abrodagem? Será que vai funcionar? Responda nos comentários.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.