Especial Land Rover 70 anos: relembre a trajetória da marca

Notícias 27 de abril de 2018 Leo Alves 0

A Segunda Guerra Mundial mudou completamente a história da humanidade. Seu impacto foi tão grande que até mesmo o mundo automotivo foi completamente redesenhado após o confronto. Modelos como o Volkswagen Fusca, Fiat 500 e Jeep Willys se popularizaram, por motivos diversos, após a guerra.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

O último veículo, inclusive, foi essencial para que Land Rover se tornar a marca que é hoje em dia. No dia 30 de abril de 1948 a marca foi fundada oficialmente e para celebrar os 70 anos da montadora, ela foi a escolhida para a seção Especial do Garagem360.

‘Sobra’ de guerra

Após o final da Segunda Guerra Mundial, diversos Jeeps norte-americanos utilizados no combate ficaram no Reino Unido. Irmãos, Spencer e Maurice Wilks utilizavam com frequência alguns desses modelos. Eles eram, respectivamente, presidente e engenheiro da Rover Company, marca britânica de automóveis.

LEIA MAIS: Land Rover vai restaurar unidade pré-produção para celebrar seus 70 anos

Land Rover lança Defender especial para comemorar aniversário de 70 anos

Os irmãos perceberam toda a valentia dos Jeeps e começaram a projetar um veículo semelhante. Em 1947 um primeiro protótipo foi apresentado. Pegando emprestado o chassis do utilitário americano, a versão Rover tinha motor de 1,4l sob o capô. Só havia um assento, que ficava bem no centro.

Versão definitiva

Em 1948, após diversos testes, foi lançado oficialmente a primeira versão de um veículo Land Rover. O primeiro modelo foi o 80, que levava este nome por conta de sua distância entre-eixos em polegadas.

Por mais que ainda fosse um modelo bem rústico, ele serviria de base para o sucesso da marca. Desse primeiro utilitário nasceu o Defender, que nasceu com esse nome em 1983 e era uma versão evoluída do primeiro modelo da marca. Ficou em linha até 2016.

Marca de luxo

Atualmente, principalmente no Brasil, a Land Rover tem a alcunha de ser uma marca de luxo. Se no começo ela era uma fabricante de modelos voltados para o público agrário, com o passar dos anos a montadora passou a investir em mais sofisticação.

Um exemplo disso é o Range Rover. Lançado em 1970, ele foi o primeiro veículo da empresa com o conceito de ser um off-road luxuoso. Fez tanto sucesso que a primeira geração foi produzida entre 1970 e 1994. Hoje é a linha mais cara da Land Rover, mas sem abrir mão da essência fora de estrada.

Alguns anos depois, em 1989, o Discovery veio ao mundo para ficar entre o Defender e o Range Rover. Segue em linha até hoje, com a quinta geração lançada em 2017. Durante os anos 1990 ele fez história ao fazer parte do Camel Trophy, rali disputado na Transamazônica e em diversos locais no mundo.

Atualmente até existem modelos mais urbanos, como o Evoque e o Discovery Sport, mas a empresa chega aos 70 anos conservando, em termos, a ideia original de seus fundadores.

Nenhum comentário até agora.

Seja o primeiro a comentar.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *