O carro elétrico mais barato do Brasil: é o que promete o Kers Wee. Veja!

O mercado de carros elétricos cresceu bastante nos últimos anos. No entanto, muitos deles custam acima dos R$ 150 mil. Hoje, o mais barato é o JAC E-JS1 e ele está custando R$ 159.900. Mas isso pode mudar em breve. Isso porque este posto de carro elétrico mais barato do Brasil pode ser tomado pelo Kers Wee. Com um visual bastante ousado e espaço para duas pessoas, este carro compacto pode ser feito aqui no Brasil a partir do próximo ano.

Kers Wee
Kers Wee (Foto: Divulgação/Kers)

Kers Wee: conheça o modelo que pode ser produzido no Paraná e que promete ser o elétrico mais barato do País

O modelo foi apresentado na última semana pela Kers Tecnologia em Mobilidade Sustentável. Esta startup já está sendo conhecida como a primeira fabricante de carros elétricos brasileira. Mas ela não está sozinha no desenvolvimento do Wee. A empresa, liderada pelo engenheiro e responsável pelo projeto, Carlos Motta, tem uma parceria com a SETI do Paraná, a Unioeste e a Inbramol.

Este carro elétrico esteve em um evento na Paço Municipal de Maringá. E a mesma cidade, localizada no estado do Paraná, pode  ficar local da fábrica do Kers Wee. Isso porque a empresa já está decidida a instalar suas operações por lá. Quem disse isso foi Marcos Cordiolli em entrevista à Radio CBN de Maringá . Ele é secretário de Inovação, Aceleração, Econômica, Comunicação e Turismo da cidade.

Kers Wee
Kers Wee (Foto: Divulgação/Kers)

“O investimento na industrialização é uma das frentes do plano de aceleração econômica no pós-pandemia. A gestão Ulisses Maia entende que, com o lançamento do Parque Tecnológico de Maringá, esse setor estará muito associado a serviços, e pretendemos evoluir mais rapidamente também com a implantação de indústrias de alta tecnologia”, comentou Cordiolli à CBN Maringá.

Ele também disse que administração está lidando a notícia de forma cautelosa. A expectativa da startup é que este modelo seja oficialmente lançado em janeiro de 2022. A marca espera poder construir uma fábrica com capacidade para a produção de 10.000 carros por ano.

O carro mais barato do Brasil?

JAC E-JS1 (Foto: Divulgação/JAC)

Uma outra meta bastante otimista é com relação ao preço.  A Kers diz que a fabricaçãp deste modelo pode custar 60% a menos que o carro elétrico mais barato da concorrência (dentre os importados).  Ainda espera-se que o Kers Wee custe na faixa dos R$ 95 mil. O que o tornaria o carro elétrico mais barato do Brasil. Hoje o posto é do chinês JAC E-JS1, lançado neste ano. Ele custa a partir de R$ 159.900. Lembrando que o Renault Kwid elétrico, que será lançado no próximo ano, também pretende ser o mais barato.

Detalhes do Kers Wee

Kers Wee
Kers Wee (Foto: Divulgação/Kers)

O protótipo do Kers Wee apresentado no Paraná tem um design bastante chamativo. A começar pelo fato dele ter apenas três rodas. Sendo que uma correia faz transmissão final para a roda traseira. De acordo com a Kers, foi usado fibra de vidro para a construção da carroceria. Mas o modelo de produção virá com aço estampado.

Um detalhe bastante interessante da dianteira são os faróis redondos. Já o interior tinha um visual mais simples.  Mas o protótipo traz ar-condicionado e dois displays (um deles é touchscreem).  Ainda não se sabe qual será a potência do motor elétrico do carro. Já as baterias ficarão debaixo do capô.

A fabricante diz que sua autonomia poderá ser de 100, 200 ou 400 km. Um ponto interessante é que a Kers diz que o carro pode contar com um sistema de condução semiautônoma. Mais detalhes devem ser revelados quando o Kers Wee estiver próximo de ser lançado.

Carlos Motta também disse à Rádio CBN Maringá que o carro será comercializado de uma forma diferente. No caso, ele seria vendido de forma online. Lembrando que o mercado de carros elétricos vem crescendo e vários projetos de mobilidade vem aparecendo simultaneamente.

Com informações de CBN Maringá

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar