Novos carros elétricos da VW podem ser a solução para grande problema do setor
De olho no futuro do setor, a Volkswagen busca resolver um desafio que cerca os novos carros elétricos, relacionado às baterias. Entenda.
De olho no futuro do setor, a Volkswagen está se movimentando para resolver um desafio que cerca os novos carros elétricos, relacionado às baterias. Entenda.
Solução da VW para baterias de carros elétricos
A Volkswagen apressou o processo para solucionar a despadronização de recargas de veículos elétricos através das baterias disponíveis no mercado atualmente.
Desta forma, a nova plataforma elétrica da marca SSP (Scalable Systems Platform) deverá ser lançada até 2026 e não no prazo máximo de 2029, como rumores passaram a dar conta nos últimos anos.
A informação foi compartilhada pelo CEO da Volkswagen, Oliver Blume, durante encontro promovido pela montadora na última semana.
Detalhes da nova plataforma
Segundo Blume, a nova plataforma da Volkswagen abarcará uma ampla lista de carros elétricos (cerca de 40 milhões de veículos), de diferentes perfis e configurações, atingindo modelos com até 1.700 cv de força.
Por trás da nova plataforma elétrica, está a intenção da fabricante de reduzir custos de produção de carros elétricos e gerar assim, maior lucratividade para a Volks em alguns anos, já que tende a diminuir o preço final dos veículos eletrificados.
A estrutura possibilitará uma célula de bateria comum para carros elétricos, além de representar 75% dos custos totais de produção relacionados a materiais para veículos elétricos a bateria.
A plataforma SSP impulsionará os padrões atuais de carregamento por baterias para veículos elétricos, que apresentam tempo médio atualmente de 35 minutos para até 80% de carga.
Com a novidade, esse índice deve ser reduzido para 12 minutos, por conta de seu melhor desempenho em relação ao sistema MEB de uso da marca.
Estima-se que a plataforma SSP ocasionará uma redução de custos de 30% em comparação com a base elétrica MEB atual.
Mercado de VE no Brasil
De acordo com dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), a venda de modelos eletrificados no país atingiu recorde em maio de 2023.
Foram 6.435 unidades comercializadas no período, entre híbridos e elétricos plug-in.
No acumulado do ano (também histórico), os números chegam a 26.014 emplacamentos, com grande avanço de registros sobretudo para os modelos elétricos plug-in, que cresceram 132% em relação ao mesmo período do ano passado.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.