Novos carros elétricos da VW podem ser a solução para grande problema do setor

De olho no futuro do setor, a Volkswagen busca resolver um desafio que cerca os novos carros elétricos, relacionado às baterias. Entenda. 

De olho no futuro do setor, a Volkswagen está se movimentando para resolver um desafio que cerca os novos carros elétricos, relacionado às baterias. Entenda.

Plataforma MEB é a atual base de veículos elétricos da montadora (Foto: Divulgação)

Solução da VW para baterias de carros elétricos

A Volkswagen apressou o processo para solucionar a despadronização de recargas de veículos elétricos através das baterias disponíveis no mercado atualmente.

Desta forma, a nova plataforma elétrica da marca SSP (Scalable Systems Platform) deverá ser lançada até 2026 e não no prazo máximo de 2029, como rumores passaram a dar conta nos últimos anos.

A informação foi compartilhada pelo CEO da Volkswagen, Oliver Blume, durante encontro promovido pela montadora na última semana.

Detalhes da nova plataforma

Segundo Blume, a nova plataforma da Volkswagen abarcará uma ampla lista de carros elétricos (cerca de 40 milhões de veículos), de diferentes perfis e configurações, atingindo modelos com até 1.700 cv de força.

Por trás da nova plataforma elétrica, está a intenção da fabricante de reduzir custos de produção de carros elétricos e gerar assim, maior lucratividade para a Volks em alguns anos, já que tende a diminuir o preço final dos veículos eletrificados.

A estrutura possibilitará uma célula de bateria comum para carros elétricos, além de representar 75% dos custos totais de produção relacionados a materiais para veículos elétricos a bateria.

A plataforma SSP impulsionará os padrões atuais de carregamento por baterias para veículos elétricos, que apresentam tempo médio atualmente de 35 minutos para até 80% de carga.

Com a novidade, esse índice deve ser reduzido para 12 minutos, por conta de seu melhor desempenho em relação ao sistema MEB de uso da marca.

Estima-se que a plataforma SSP ocasionará uma redução de custos de 30% em comparação com a base elétrica MEB atual.

CEO da Volkswagen, Oliver Blume, traçou os planos da para o futuro elétrico montadora (Foto: Divulgação)

Mercado de VE no Brasil

De acordo com dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), a venda de modelos eletrificados no país atingiu recorde em maio de 2023.

Foram 6.435 unidades comercializadas no período, entre híbridos e elétricos plug-in.

No acumulado do ano (também histórico), os números chegam a 26.014 emplacamentos, com grande avanço de registros sobretudo para os modelos elétricos plug-in, que cresceram 132% em relação ao mesmo período do ano passado.

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile