Abastecimento de aeronaves em GRU agora é feito através de caminhão elétrico

Veja aqui como foi o abastecimento de aeronaves com caminhão elétrico em Guarulhos e o que significa para todo o setor de aviação.

Tornar verde a aviação é um dos maiores desafios da sustentabilidade moderna. Assim, o abastecimento de aeronaves com caminhão elétrico é um grande avanço para o setor, que busca diariamente integrar novas tecnologias e técnicas para baratear o processo – tanto para o bolso, quanto para o planeta.

Veículo 100% elétrico da VWCO pode ser recarregado facilmente no próprio aeroporto. (Imagem: Divulgação/Raízen)

Raízen promove ação inédita com o abastecimento de aeronaves com caminhão elétrico da Volkswagen

Nesta terça-feira, 20 de junho, foi realizado no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo – SP, o primeiro abastecimento de aeronaves com veículo 100% elétrico do complexo.

Isto foi possível graças ao e-Delivery, caminhão eletrificado da Volkswagen Caminhões e Ônibus – VWCO. O modelo foi adaptado pela Raízen, empresa integrada de energia e licenciada da marca Shell, para possibilitar máxima segurança e eficiência no abastecimento de aeronaves.

“O e-Delivery é um veículo sob medida, com baixo impacto ambiental, emissão zero de poluentes e baixo custo de manutenção, além de ser o caminhão elétrico com mais variantes de aplicação para o Brasil” nos diz Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da VWCO.

Todo um processo de readequação não apenas do veículo, mas também do aeroporto, foi necessário para tal, incluindo a instalação de eletroposto Shell. Assim é possível recarregar o caminhão dentro do próprio complexo, eliminando ainda mais gastos e agilizando o processo de reabastecimento.

“Estamos muito felizes em poder iniciar a conversão da nossa frota nos aeroportos e poder contar com um modelo de caminhão elétrico com alto nível de segurança, que certamente servirá como referência para os próximos que virão”, afirma Juliano Tamaso, vice-presidente de Supply Chain da Raízen, que continua “Além de ser mais uma iniciativa que contribui para descarbonização, também avançamos na transição energética ao utilizar energia elétrica gerada a partir de fontes renováveis”, completa.

Novo modelo é mais barato, sustentável e eficiente

Este primeiro texto foi feito em um avião da Azul Linhas Aéreas. O objetivo da empresa é alcançar a total neutralidade de carbono até 2045 – 5 anos antes do previsto para o setor de aviação.

Operação foi um sucesso e indica futuro promissor para a aviação nacional (Imagem: Divulgação/Raízen)

Portanto, uma operação nesta escala, é feita com sucesso, em um dos maiores aeroportos do mundo reforça este compromisso. Além da minimização de emissão de carbono, o modelo é até 50% mais barato quando comparado ao que usa caminhões de motor à combustão;

“Queremos nos tornar referência […] entre as empresas preocupadas em alinhar seus modelos de negócio aos padrões mais sustentáveis de produção e consumo. Só na questão das emissões de carbono, por exemplo, o nosso Programa de Eficiência de Combustível (PEC) proporcionou uma economia de 134 mil toneladas de CO2 no ano passado” afirma Jason Ward, vice-presidente de Pessoas, Clientes e ESG da companhia.

Assim, espera-se que o abastecimento de aeronaves com caminhão elétrico se torne tendência em tempo hábil. Este é um passo importante para um setor de aviação mais sustentável, interesse não apenas das empresas, mas também da sociedade civil.

Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Escrito por

Adson Leonardo

Olá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.

wpDiscuz
Sair da versão mobile