Novo Volkswagen Golf R pode usar motor de cinco cilindros da Audi

O novo Volkswagen Golf R pode receber o lendário motor de cinco cilindros da Audi RS3. Entenda o que a mudança significa para o futuro do modelo e por que a decisão é uma despedida histórica para o Golf a gasolina

A Volkswagen está preparando uma surpresa para os fãs de carros esportivos: uma edição comemorativa de 25 anos do Golf R equipada com o lendário motor de cinco cilindros de 2.5 litros turbo da Audi RS3. O modelo, que deve ser lançado em 2027, será uma despedida marcante do Golf a gasolina, antes da transição total da linha para a eletrificação.

Novo Volkswagen Golf R pode usar motor de cinco cilindros da Audi

A decisão de equipar o Golf com o motor EA855 da Audi é uma jogada audaciosa, que não apenas celebra o legado do modelo, mas também garante a sobrevida do motor de cinco cilindros, que corria o risco de ser descontinuado devido a novas regulamentações de emissões.

A adoção do motor da Audi trará um avanço significativo em relação ao Golf R 333 atual, que utiliza o motor EA888 de quatro cilindros. Enquanto o Golf R 333 entrega 328 cv, a unidade de cinco cilindros do RS3 eleva o patamar para 394 cv

Isso deve fazer do novo Golf R o mais rápido da história, superando os 4,6 segundos do R 333 para acelerar de 0 a 100 km/h e se aproximando do tempo do RS3, que faz a mesma prova em 3,8 segundos.

Novo Volkswagen Golf R pode usar motor de cinco cilindros da Audi – Foto: Divulgação

A potência, no entanto, pode ser ainda maior. Sebastian Grams, ex-diretor da Audi Sport, afirmou em 2023 que há “um longo caminho a percorrer” com o motor de cinco cilindros, que já chegou a entregar 401 cv em uma edição limitada do RS3.

Alterações para acomodar o novo motor

Para acomodar o motor maior e mais potente, o novo Golf R passará por uma série de ajustes. A suspensão será recalibrada para suportar a massa adicional, com possíveis mudanças na cambagem, reforço de buchas e do chassi. Os freios também terão de ser maiores para lidar com o aumento da potência.

O novo Golf R deve pesar cerca de 25 kg a mais que o modelo atual, e para compensar o acréscimo de peso, o carro deve vir equipado com rodas de alumínio forjado e pneus semi-slick Bridgestone Potenza Race, os mesmos usados no Golf GTI Edition 50.


Você acha que o novo motor de cinco cilindros do Golf R vai superar as expectativas? Deixe sua opinião nos comentários!

Leia aqui: Volkswagen vai lançar Golf mais potente de toda sua história

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA