Inteligência artificial e realidade virtual são apostas da VW para conquistar motoristas

Em busca de reinventar não apenas a si, mas também a forma como as pessoas se relacionam com os carros, a Volkswagen criou uma área com foco em digitalização e novos negócios. Dentro dessa nova vertente, a fabricante tem trabalhado em uma série de inovações por meio de tecnologias como inteligência artificial, realidade virtual e Internet das Coisas.

Leia mais: 
Vai viajar de moto? Confira dicas de segurança nas estradas
4 tecnologias automotivas que melhoram a dirigibilidade dos carros

VW Connect

A plataforma digital é a primeira da América do Sul dedicada a levar todas as informações do veículo para dentro do smartphone do condutor. A dinâmica funciona por meio de um DataPlug conectado à porta OBD2 do carro, enquanto as informações são transmitidas por meio da tecnologia Bluetooth.

Com a novidade, o motorista pode ter diretamente na tela do celular informações como quilometragem geral do veículo, autonomia, velocidade média e até consumo de combustível por percurso. Dados mais específicos como rotações do motor, aceleração, frenagem, temperatura e até a localização atual do carro também são contemplados.

O DataPlug do VW Connect estará disponível para venda na rede de concessionárias da marca a partir de junho. A tecnologia funciona em todos os Volkswagen fabricados a partir de 2012.

Inteligência Artificial

A Volkswagen também investiu na Inteligência Artificial IBM Watson para melhorar o relacionamento do cliente com o manual do carro. Por meio do app Saiba Mais, o usuário pode usar a ferramenta Manual Cognitivo para tirar dúvidas a respeito do veículo por meio de um assistente virtual que fala português e espanhol.

Mas um dos grandes destaques da lista de inovações da Volkswagen fica para a Concessionária Digital. Atualmente em fase piloto, a proposta desse novo formato é usar realidade virtual para que os clientes conheçam os veículos por dentro mesmo que eles não estejam fisicamente expostos nas concessionárias. Além de um óculos VR, a dinâmica completa conta também com tótens e tablets conectados à plataforma Saiba Mais que complementam a venda com os detalhes das verões, comparativos, condições de compra.

Com toda essa inovação, o plano da Volkswagen é permitir a criação de concessionárias como mais enxutas — a partir de 90 m². Além de otimizar o trabalho dos vendedores e permitir uma experiência de compra mais conveniente para os consumidores.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Curte o universo automotivo? Confira uma galeria com os melhores carros que o Garagem360 já testou:

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Marcella Blass
Escrito por

Marcella Blass

ASSISTA AGORA