Novo Tucson ganhará atualizações, enquanto Hyundai ix35 dá adeus
O grupo CAOA fará mudanças na linha de SUVs da Hyundai. No caso, o Novo Tucson será atualizado e o Ix35 sairá de linha. Veja mais!
A sétima fase do Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve L7) está em vigor desde o primeiro dia deste ano. Diversos carros saíram de linha por conta destas novas regras. Outros passaram por certas mudanças. E quem irá se mexer também é o grupo Caoa. A empresa fará uma mudança na linha de SUVs da Hyundai. No caso, o Ix35 sairá de linha. Já o Novo Tucson ganhará uma atualização.
Hyundai ix35 sairá de linha e um Novo Tucson deve ser lançado; veja as mudanças
Esta informação é do blog do jornalista especializado Jorge Moraes no UOL. De acordo com ele, as alterações neste modelo será feitas pela Caoa justamente por conta das novas regras de emissões. Lembrando que uma das exigências agora é que o limite de emissões evaporativas seja de 0,5 g. Muitas marcas estão se adequando a esta nova realidade. E parece que agora chegou a vez do distribuidor da Hyundai.
Do mesmo modo que aconteceu com alguns veículos de outras marcas, o Hyundai ix35 irá sair de linha. O modelo está a venda por aqui desde 2010. Três anos depois, ele começou a ser feito em Anápolis-GO. Estima-se que ele teve cerca de 112 mil unidades comercializadas desde então. Ou seja, estamos falando de um dos SUVs mais desejados na última década.
E agora ele sairá de linha. Moraes conta que a marca comunicou o fim dos modelos em estoque nas concessionárias. O mesmo jornalista consultou algumas lojas e elas possuem entre uma ou duas unidades disponíveis.
Veja a seguir a nota enviada pela Hyundai jornalista Jorge Moraes: “Os estudos sobre eficiência energética seguem ocorrendo para todos os nossos produtos. O ix35 oferece maior dificuldade de atualização, mas segue sendo comercializado. Já o New Tucson é um modelo que deverá receber novidades e continuará sendo produzido.”.
Este modelo ainda está no site oficial da Hyundai/Caoa. No caso, ele está sendo oferecido apenas na versão GL. O carro está equipado com um motor 2.0 DOHC 16V Flex. O propulsor pode gerar uma potência máxima de 167 cv e um torque máximo de 20,6 kgfm. Ele está acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades. A lista de equipamentos inclui ar-condicionado eletrônico, piloto automático, câmera de ré e entre outros.
Hyundai Tucson deve receber atualizações
Leia mais: Hyundai Santa Cruz: “Maverick não tem chance”‘; entenda a história
Houve um momento em que a Hyundai comercializou três gerações diferentes do Tucson por aqui. No caso, estamos falando da primeira geração, o ix35 (segunda geração) e o Novo Tucson (terceira geração). E parece que apenas o modelo mais novo restará. Isso porque o Hyundai Tucson deve ser atualizado. Não, ele não irá ficar igual ao modelo já vendido em outros lugares, como os Estados Unidos.
Este novo Tucson será da mesma geração do modelo atual. Ela está sendo vendida no Brasil desde 2017. O SUV médio passará por uma pequena reestilização. No lado interno, alguns detalhes ganharão um novo desenho, como a grade e os faróis (e as lanternas). Neste último caso, eles podem ser de LED.
O interior também deve ser alterado. Uma das novidades seria a chegada de uma nova central multimídia de nova polegadas (tela flutuante). O motor do veículo também deve receber atualizações importantes. O propulsor atual é o 1.6 TGDI 16V da família Gamma. Ele pode produzir uma potência máxima de 177 cv e um torque máximo de 27 kgfm. Ele está acoplado a uma transmissão automatizada (Dual Clutch) de sete velocidades.
Ainda segundo o jornalista Jorge Moraes, estas mudanças estão sendo negociadas com a matriz (Hyundai da Coreia do Sul). No caso, as negociações estão avançadas. Vale ressaltar que o site Automotive Business divulgou recentemente que a CAOA está produzindo unidades montadas em dezembro do ano passado e que ela irá priorizar a produção do Novo Tucson (quarta geração) e ele contaria até com um sistema híbrido. Bom, vamos ver o que acontece daqui para frente.
Com informações do jornalista Jorge Moraes
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.