Novo SUV da Renault 100% brasileiro; o que já sabemos
O novo SUV da Renault já teve sua chegada confirmada pela marca e pode contar com uma nova plataforma e um novo motor
A categoria dos SUVs vem crescendo consideravelmente aqui no Brasil. A Renault, por exemplo, vende dois modelos: Duster e Captur, além do aventureiro Stepway. O mais novo integrante da família deve surgir em breve: o novo SUV da Renault, que já teve sua chegada confirmada. O carro deve contar com uma nova plataforma e um novo motor. Veja mais detalhes.
Veja tudo sobre o novo SUV da Renault, que pode ser lançado no Brasil em 2024
A marca irá realizar um investimento de R$ 2 bilhões para trazer a plataforma CMF-B. Além disso, o dinheiro será usado para produção do motor 1.0 Turbo e do novo modelo citado acima. A empresa não falou sobre datas para o lançamento do automóvel. No entanto, espera-se que o lançamento deste novo SUV da Renault aconteça em 2024.
Este novo ciclo de investimentos foi anunciado pela montadora francesa na última quinta-feira (30/06). A marca explica que este investimento faz parte do plano estratégico Renaulution. Lembrando que a marca já tinha realizado um investimento de R$ 1,1 bilhão anteriormente
“A América Latina é de grande importância para o Renault Group e estamos investindo para oferecer nos países do continente produtos alinhados à nossa estratégia mundial”, afirma José Vicente de los Mozos, EVP Industrial Renault Group, em comunicado.
O novo SUV da Renault deve chegar para fazer companhia ao Duster, ao Captur e ao Stepway. Segundo a revista Quatro Rodas, o modelo ainda é conhecido como Projeto HJF. Espera-se que o modelo seja produzido sobre a plataforma CMF-B, que já está sendo utilizada em outros modelos do grupo, como os novos Dacia Sandero e Dacia Logan.
Estes modelos estão sendo vendidos na Europa. Aliás, conforme você acompanhou aqui no Garagem360, uma unidade do novo Stepway foi flagrado em testes aqui no Brasil. Provavelmente servindo de mula para o novo modelo nacional.
A expectativa é que este carro fique posicionado abaixo do Duster. Sem falar que brigará com outros SUVs compactos, como o Fiat Pulse e VW Nivus.
Visual e motorização
O visual do SUV da marca francesa é uma outra incógnita. No último mês de abril, o site polonês Francuskie divulgou algumas imagens de um protótipo rodando pela Romênia camuflado. Já no mês seguinte, o site russo Kolesa.ru divulgou imagens de projeções de como pode ser este modelo.
https://www.instagram.com/p/CdLQmpPovv5/?utm_source=ig_web_copy_link
No caso, o carro teria um porte mais robusto e linhas um pouco mais modernas que as do Dacia Sandero Stepway atual. Na dianteira, o modelo contaria com uma ampla grade dianteira. Já os faróis estariam divididos em duas seções: as luzes de condução diurna estariam posicionadas na parte superior e os faróis principais na parte inferior.
O para-choque também seria diferente. Na lateral, o carro contaria com rodas grandes e para-lamas parecidos com o Sandero Stepway. Enquanto isso, na traseira, as novas lanternas traseiras invadem a tampa do porta-malas. No flagra feito pelo site polonês, o carro traz uma central multimídia flutuante.
Pode ser que este carro fotografado sirva de base para o novo SUV da Renault feito no Brasil.
Pensando na motorização, espera-se que o modelo conte com o novo propulsor 1.0 Turbo Flex. Segundo a Quatro Rodas, o motor estaria acoplado a uma transmissão automática do tipo CVT. Mas ainda não há nada de concreto. Vamos esperar por mais novidades.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.