Novo serviço da Chevrolet facilita escolha e compra de carros; saiba como funciona
A Chevrolet lança hoje a sua nova plataforma de Marketplace. Através dela, o cliente faz grande parte do processo de compra de forma online.
Como forma de facilitar o processo de compra do cliente, a Chevrolet lança no mercado nacional o Marketplace da marca, veja como funciona.
Processo de compra digitalizado: conheça o Marketplace da Chevrolet
Entra no ar hoje, dia 1º de junho, o marketplace da Chevrolet, plataforma que faz parte da estratégia de digitalização da compra de automóveis da marca da General Motors no Brasil.
Através dela, o consumidor passa a ter acesso aos veículos disponíveis nas concessionárias autorizadas, com a possibilidade de fazer a maior parte do processo de aquisição no ambiente digital, algo que facilita todo o processo de compra.
De acordo com informações da Marca, com a nova plataforma, será possível acessar de forma muito fácil e prática os carros e chassis que fazem parte do estoque das concessionárias, com acesso às fotos reais das unidades disponíveis.
No marketplace também há o recurso de fazer comparativos entre modelos e contatar diretamente o vendedor via WhatsApp, para negociação.
Com isso, o consumidor inicia o processo de compra no digital de forma mais assertiva, com a possibilidade de encontrar o modelo nas configurações exatas do veículo desejado, sem precisar dedicar tempo de pesquisa e de deslocamento até as concessionárias.
Apenas no momento do test drive ou da finalização da compra é necessário ir fisicamente à loja.
Novo método de compra do consumidor
A iniciativa acompanha as tendências e hábitos de consumo de veículos registrados nos últimos anos. Cerca de 86% dos entrevistados por um estudo recente da Cox Automotiva disseram que preferem ganhar tempo ao invés de ir pessoalmente a uma concessionária.
A mesma pesquisa também apontou que 74% de franqueados de concessionárias afirmaram que os clientes estão usando mais ferramentas digitais de compras desde a pandemia. Já a Meta Data Insights 2021 apontou que 80% dos compradores de carros preferem usar o WhatsApp ao invés do telefone.
“Para atender as expectativas do consumidor atual, criamos canais e ferramentas customizadas para cada momento da jornada de compra.
O marketplace integra um ecossistema digital, multiplataforma, que começa com o engajamento dos nossos consumidores por meio de conteúdos relevantes e originais, e vai até a oferta de ferramentas que facilitam uma compra consciente e segura”, explica Bruno Campos, diretor de marketing digital da GM.
Fábio Souza, CEO da MRM Brasil, agência especializada em transformação digital que desenvolveu o projeto por meio da sua unidade especializada em commerce, a MRM Commerce, explica que o processo fragmentado da indústria divergia demais da expectativa do público.
“Era necessária uma nova estratégia para encurtar os caminhos para o consumidor. O e-commerce Chevrolet é um ambiente que se integra com o ecossistema atual e permite ao consumidor resolver o que ele precisa de forma mais prática, rápida e assertiva”, diz.
O processo de digitalização dentro da Chevrolet
Há anos, a GM vem digitalizando seu processo de comunicação e de venda a partir da premissa de que hoje o consumidor exige ferramentas multi-tela e multi-canal — uma tendência que foi reforçada após a pandemia.
Em setembro, o atual projeto evoluirá para a digitalização de outros recursos, como a contratação de financiamento e a avaliação do veículo usado para troca, inspirado na plataforma Shop, Click & Drive da Chevrolet, disponível nos Estados Unidos.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.