Novo recorde global: marca chinesa supera Toyota e BYD com motor 1.5
Dongfeng quebra recorde global com seu novo motor híbrido Mach 1.5T, atingindo 48,09% de eficiência térmica. Veja a tecnologia por trás do avanço que promete 10% mais autonomia.
A corrida pela eficiência energética atingiu um novo patamar. A Dongfeng Motor revelou seu inovador motor híbrido a gasolina, o Mach 1.5T, que estabeleceu um recorde mundial para motores de produção em série ao atingir uma impressionante eficiência térmica máxima de 48,09%.
Dongfeng supera Toyota e BYD com motor 1.5
Este feito, que rendeu ao motor a certificação “Estrela de Eficiência Energética” na China, demonstra o avanço tecnológico chinês no desenvolvimento de sistemas híbridos. A eficiência térmica mede a capacidade do motor de converter a energia do combustível em trabalho mecânico; quanto maior o valor, menor o desperdício de energia.
O motor Mach 1.5T emprega uma série de inovações técnicas focadas em otimizar a combustão e reduzir perdas mecânicas:
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Combustão Avançada: O motor utiliza um método de combustão inédito, auxiliado por uma altíssima taxa de compressão (acima de 15,5) e um sistema de injeção de combustível de 500 bar, elevando a velocidade e a eficácia da queima do combustível.
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Otimização Híbrida: Componentes-chave foram reconfigurados para o uso híbrido, incluindo a adoção de um turbocompressor de geometria variável e um sistema de comando de válvulas elétrico variável, garantindo um fluxo de ar otimizado em diferentes regimes de rotação.
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Redução de Atrito: Foram implementadas mais de dez inovações, como o uso de uma bomba de óleo integrada a um motor elétrico e um revestimento por aspersão térmica nas paredes do cilindro. Essas medidas reduzem drasticamente as perdas por atrito.

Graças a essas inovações, a Dongfeng afirma que a faixa de operação de alta eficiência do motor (onde ele atinge o melhor rendimento) ultrapassa 50% de seu ciclo total de uso.
Superando a Concorrência Global
O número de 48,09% coloca a Dongfeng à frente dos principais players mundiais em motores a gasolina para sistemas híbridos.
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Líderes Anteriores: Os renomados motores híbridos de ciclo Atkinson da Toyota (usados no Prius e Dynamic Force) geralmente atingem eficiências entre 40% e 41%.
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Rivais Chineses: Mesmo concorrentes chineses recentes, como a BYD, alcançaram eficiências ligeiramente inferiores, na faixa de 46% a 46,5%.
O motor da Dongfeng, portanto, estabelece um novo recorde global para motores híbridos a gasolina destinados à produção em larga escala.
Segundo a fabricante, esses avanços não apenas melhoram a eficiência de combustível, mas também a entrega de potência em diversos cenários de condução, desde o trânsito pesado até as viagens em alta velocidade, prometendo um aumento de aproximadamente 10% na autonomia sob as mesmas condições de combustível.
Este lançamento sublinha a resposta da China às regulamentações mais rígidas de consumo e à crescente demanda por veículos com baixa emissão.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.