Novo programa do governo pode trazer o conceito de carro popular de volta ao mercado
O novo programa do Governo pode trazer o conceito de carro popular de volta, com redução de IPI para modelos 1.0 flex. Veja os detalhes!
Um carro popular é o termo que muitos brasileiros associam à acessibilidade e à possibilidade de realizar o sonho do primeiro automóvel.
Nos últimos anos, no entanto, esse conceito ficou cada vez mais distante devido ao aumento dos preços e à escassez de modelos com valores mais baixos.
Para a surpresa de muitos, o governo federal parece estar preparando uma surpresa para quem ainda busca um carro barato, através do anúncio de um novo programa que pode reduzir impostos e trazer o carro popular de volta ao mercado.
Acompanhe o Garagem360 e veja mais detalhes!
Programa Carro Sustentável pode trazer de volta o conceito de carro popular
O Programa Carro Sustentável, ainda em fase de discussão no Ministério da Economia, tem como objetivo reduzir o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para carros 0km, especialmente os modelos de entrada.
A proposta, com um foco ambiental, se baseia na premiação de veículos com baixo impacto poluente, como os que utilizam etanol, um combustível considerado sustentável pelo governo.
Em detalhes, o novo programa pode trazer uma grande oportunidade para quem deseja adquirir um carro popular, já que a intenção é reduzir os preços de modelos de entrada, com motor até 1.0, que se encaixem nos critérios exigidos.
Como o programa deverá funcionar?
O programa tem como objetivo isentar o IPI de carros de até 999 cm³ com motor flex. Porém, a medida traz algumas limitações, como a exclusão de veículos importados, modelos com motor turbo e aqueles que não atendem aos requisitos de eficiência energética e reciclabilidade de materiais.
Isto é, modelos de carros como o Fiat Mobi, o Renault Kwid e o Chevrolet Onix são alguns dos veículos que podem se beneficiar dessa redução tributária.
A expectativa é que o IPI seja reduzido até 2026, com foco em estimular a venda de veículos mais ecológicos e, ao mesmo tempo, incentivar a fabricação de carros mais acessíveis para a população.
Será que a proposta vai para frente?
Embora a isenção do IPI seja uma boa notícia para quem deseja comprar um carro popular, é importante lembrar que as montadoras podem não repassar o total da redução para os consumidores.
Isso ocorre porque, muitas vezes, as montadoras preferem manter os preços em promoções ou reajustes futuros, o que pode não resultar na redução esperada no preço final ao consumidor.
Além disso, não está garantido que a redução de impostos vá beneficiar todos os modelos de carro popular disponíveis no mercado, já que alguns veículos podem ficar fora do programa por não atenderem aos critérios ambientais ou de eficiência energética exigidos.
Por fim, o anúncio oficial do programa ainda está previsto para os próximos meses e, caso seja implementado, deve durar até 2026.
Aproveite para conferir: Mais um híbrido? Novo Chevrolet Captiva terá versão híbrida com mais de 1.000 km de autonomia
Gostou dessa novidade? Acha que o carro popular pode voltar para o mercado e atender melhor os consumidores brasileiros? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!