Novo Polo 2023 é avaliado pelo Latin NCap e perde 2 estrelas
A 5ª rodada de avaliações do Latin NCap em 2022 trouxe resultados não muito animadores para o novo Polo 2023, que perdeu 2 estrelas; entenda
A quinta edição de resultados do ano do Latin NCap – Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe – trouxe resultados não muito animadores para o novo Polo 2023, que perdeu duas estrelas. Veja a seguir como foi o teste do hatch da Volkswagen.
Saiba por que o Latin NCap rebaixou a nota do novo Polo 2023
O VW novo Polo 2023, produzido no Brasil, alcançou 3 estrelas na nova avaliação – no modelo anterior da mesma geração do Polo, avaliado em 2017 sob um protocolo menos rígido, obteve tinha 5 estrelas à época.
O Polo 2023, com quatro airbags (dois frontais e dois laterais de cabeça/tórax) e controle eletrônico de estabilidade (ESC) como equipamentos de série, alcançou 73,2% de proteção para o ocupante adulto, 71,3% para o ocupante infantil, 51,4% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 58,1% em assistência à segurança.
O novo Polo 2023 foi testado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres e avaliação dinâmica do ESC. A indisponibilidade da tecnologia ADAS (sistema avançado de assistência ao condutor) e a ausência de airbags de cortina limitaram o modelo a alcançar uma melhor classificação, segundo o Latin NCap. O modelo foi avaliado por decisão voluntária da Volkswagen.
No impacto frontal, o hatch compacto apresentou boa proteção para cabeça, tórax e pescoço dos ocupantes adultos. A estrutura e a área da área dos pés foram consideradas estáveis. O impacto lateral e o impacto lateral do poste apresentaram proteção de adequada a boa.
No teste de chicotada cervical (whiplash), a proteção foi boa. O ocupante criança apresentou proteção total nos testes dinâmicos. Já a instalação dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI) apresentou nota baixa, pois o botão de desativação do airbag não é de série. A proteção do pedestre apresentou níveis de proteção marginais e boa na maioria das áreas, na análise do órgão. A parte superior da perna teve proteção marginal; e boa proteção para a parte inferior da perna.
“O veículo não possui frenagem automática de emergência (AEB) e proteção para usuários vulneráveis de estradas (VRU), altamente desejável e necessário para nossa região”, destaca a instituição.
O Novo Polo 2023 oferece aviso de cinto de segurança não afivelado de série nas fileiras dianteira e traseira de assentos. O carro não oferece nem mesmo como opcionais o AEB, detecção de ponto cego e sistema de suporte de pistas.
O ESC padrão teve um bom desempenho e atingiu as velocidades máximas de 95 km/h e 70 km/h nos testes da ADAC (relativos à segurança das crianças) e de consumidores, respectivamente.
“Embora o desempenho de três estrelas do Novo Polo signifique que é um veículo razoavelmente seguro, o Latin NCap acredita que um modelo tão popular deve visar cinco estrelas, especialmente através da substituição dos airbags laterais de cabeça e tórax por airbags de cortina e airbags laterais para o corpo e a incorporação de tecnologias ADAS”, destaca o secretário-geral do Latin NCap, Alejandro Furas.
O presidente do Conselho de Administração do Latin NCap, Stephan Brodziak, acrescenta:
“Embora tenha obtido uma classificação de três estrelas, sendo um carro com alta penetração em nossos países, o novo Polo 2023 tem áreas de oportunidade para melhorar seu desempenho de segurança, particularmente em termos de airbags e tecnologias de assistência à condução, tais como frenagem autônoma de emergência.”
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.