Novo Peugeot 3008 e mais 4 modelos da marca terão versões elétricas
A Peugeot confirma o lançamento do novo 3008 elétrico e de mais quatro modelos movidos a bateria; marca vai eletrificar toda a gama
A Peugeot acaba de confirmar o lançamento de cinco novos veículos elétricos até 2025, incluindo a nova geração do Peugeot 3008. Além deles, a marca também investirá no desenvolvimento de veículos híbridos. Os novos lançamentos fazem parte do chamado “E-Lion Project”, novo plano estratégico de eletrificação da marca.
Peugeot anuncia a chegada do novo 3008 elétrico e de mais 4 modelos
A Peugeot revelou detalhes de seu novo plano de eletrificação, o “E-Lion Project”. De acordo com o anunciado pela fabricante na Europa, ainda este ano todos os modelos da marca terão versões eletrificadas, sejam elas híbridas ou elétricas.
A partir de 2025, a marca terá ao menos um modelo 100% elétrico em todos os segmento em que atua. Em 2030, todo Peugeot vendido na Europa será totalmente elétrico.
E é através desse projeto a marca lançará ainda este ano uma versão totalmente elétrica do novo 3008. Ele será anunciado no segundo semestre de 2023 e representará o início da nova geração de SUVs da marca.
O novo E-3008 terá um alcance de 700 km e será tracionado por três motores elétricos, incluindo um duplo. Além disso, ele será o primeiro modelo a ser lançado sobre a STLA Medium, nova geração da plataforma de carros elétricos da Stellantis.
A marca afirma que o SUV E-5008, de 7 lugares, virá logo depois, porém, não revelou datas. Nesse caso, o modelo também será desenvolvido sobre a mesma base e pode ter os mesmos dados de alcance, com pequenas variações, levando em consideração peso e aerodinâmica dos modelos.
Sobre a plataforma STLA, além do desenvolvimento de novos veículos elétricos, a nova tecnologia da Stellantis (grupo automotivo do qual a Peugeot faz parte) também é a responsável por aprimorar recursos de design. Os novos modelos terão proporções com foco no espaço interno e recursos inéditos de direção semiautônoma.
Além dos SUVs, a montadora também apresentará nos próximos dois anos o E-308 (hatch), o E-308 SW (perua) e o E-408 (SUV cupê), completando a ofensiva de cinco novos modelos elétricos. Vale lembrar que a nova geração do Peugeot 408 já está registrada no Brasil e pode surgir em variante eletrificada.
Também foi revelado que os E-308 e E-308 SW serão movidos por um novo motor elétrico, que irá render potência de 156 cv (115 kW) e terá autonomia de mais de 400 km (ciclo WLTP).
Híbridos não ficam de fora
Além do novo Peugeot 3008 e de mais quatro novos modelos elétricos, o E-Lion Project também abre um novo leque: o desenvolvimento de carros híbridos. A marca revelou que também passará a introduzir uma nova tecnologia híbrida MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle), ou seja, os conhecidos veículos híbridos leves com sistema de 48V.
A tecnologia será aplicada a seis modelos ainda este ano: 208, 2008, 308, 3008, 5008 e 408. Aliado ao novo conjunto motriz estará a caixa eletrificada de dupla embreagem de 6 velocidades (E-DCS6), que incorpora um motor elétrico (21 kW).
Graças a uma bateria que recarrega durante a condução, os modelos terão uma melhora na eficiência, com uma redução de até 15% no consumo de combustível.
Mais detalhes sobre o E-Lion Project
Conforme explica a montadora, o novo plano não se restringe em desenvolver um novo portfólio eletrificado, mas trata-se de um projeto que envolvem outras abordagens baseadas em 5 “Es”:
- Ecossistema: novo ecossistema de produtos e serviços, baseado nos capacitadores STLA;
- Experiência: a experiência do cliente de ponta a ponta, do carregamento à conectividade;
- Elétrico: compromisso de ter uma linha 100% BEV até 2025;
- Eficiência: planos de maximizar o desempenho, minimizando o consumo de quilowatts;
- Meio ambiente: aprimorar a sustentabilidade e o compromisso de alcançar carbono zero até 2038.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.