A Stellantis registrou no Brasil os desenhos industriais do novo Peugeot 408, cuja atual geração foi apresentada em 2022 na Europa. Com carroceria de SUV cupê, o modelo tem visual ousado e que remete ao Fiat Fastback. Conheça os detalhes sobre o modelo a seguir.
Novo Peugeot 408 surge em registros no Brasil
O novo Peugeot 408 2023 apareceu em imagens de registro de desenhos industriais no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Os desenhos catalogados incluem a carroceria completa do SUV cupê e também grupos com diversas peças, como faróis, capô, tampa do porta-malas e para-choques.
Apesar dos registros no Brasil, não há confirmação da vinda do novo Peugeot 408 ao País. O processo no INPI é feito regularmente pela maioria das fabricantes de veículos, a fim de proteger a propriedade intelectual dos desenhos – mesmo que o modelo seja exclusivo para outros mercados.
VEJA TAMBÉM
Ainda assim, embora a vinda de versões a combustão do Peugeot 408 seja uma possibilidade remota, a Stellantis poderia apostar na futura configuração elétrica do SUV – que está confirmada para a Europa, mas ainda não foi revelada.
Como naturalmente os elétricos têm preço mais elevado, o posicionamento dentro da gama local da marca seria facilitado. Por aqui, o carro de passeio elétrico mais caro da marca é o SUV Peugeot e-2008, que parte de R$ 259.990.
Como é o SUV cupê da Peugeot
A nova geração do Peugeot 408 foi revelada em 2022 na Europa e surpreendeu ao trocar a carroceria sedã – que já foi vendida no Brasil no passado – pelas formas de SUV cupê. O estilo do modelo bebe da mesma fonte da nova geração do hatch 308, com ampla grade e faróis afilados com prolongamento no para-choque.
Nas medidas externas, o novo 408 possui 4,69 m de comprimento, 1,48 m de altura e 2,79 m de distância entre eixos. Para efeito de comparação, o Fiat Fastback nacional possui, na ordem, 4,42 m, 1,54 m e 2,53 m. Portanto, as dimensões do modelo europeu são bem mais generosas do que o “primo” da Fiat.
Na mecânica, o novo Peugeot 408 europeu é oferecido em uma variante a combustão (1.2 turbo de 130 cv) e duas híbridas do tipo plug-in (1.6 turbo de 180 cv ou 225 cv de potência combinada). A autonomia elétrica no ciclo WLTP misto pode chegar a 63 km. Para este ano, o modelo deverá ter a versão elétrica finalmente revelada, com o nome de Peugeot e-408.