“Novo Fiat Uno” pode surgir como novo SUV elétrico; entenda

Um novo Fiat Uno poderia surgir em breve. Só que desta vez o carro pode ser um SUV construido sobre uma plataforma da Peugeot.

Muitos carros da Fiat fizeram história em todo o mundo. Um deles é o Fiat Uno. O hatch compacto foi lançado originalmente nos anos 80 e possui um grande número de fãs. Principalmente no Brasil, onde foi vendido até o fim do ano passado. Mas é possível que este não tenha sido um adeus. Isso porque um novo Fiat Uno poderia surgir em breve. Só que desta vez o carro pode ser um SUV construído sobre uma plataforma da Peugeot. Saiba mais!

Fiat Concept Centoventi (Foto: Divulgação/Fiat)

” Novo Fiat Uno” pode surgir como novo SUV elétrico

E o modelo já estaria rodando nas ruas em testes. No fim do mês passado, o site especializado Carscoops divulgou uma série fotos de um SUV totalmente camuflado fazendo testes em estradas de neve na Europa. Especula-se no Velho Continente que este veículo seja um novo SUV da montadora italiana. Ele chegaria ao mercado sendo mais um veículo que usaria a plataforma CMP. A mesma usada na produção de outros carros do grupo Stellantis.

Dentre eles, podemos destacar o Peugeot 2008 e do novo Opel Mokka. Este último foi apresentado oficialmente no ano passado. Ele mede 4150 mm de comprimento e 1535 mm de altura. Aliás, o visual do protótipo flagrado em testes pela Europa possui um visual bastante parecido com o modelo da montadora alemã. Destaque para as lanternas traseiras. E esta aparição vem de encontro com várias informações recentes.

Fiat Concept Centoventi (Foto: Divulgação/Fiat)

A primeira é que um novo SUV da montadora italiana surgir em 2023. De acordo com uma publicação do ano passado publicada pelo site Automotive News, este novo modelo será fabricado na cidade de Tychy, na Polônia. Uma outra pista foi dada pelo site Auto Express. Segundo ele, a marca poderia lançar alguns carros inspirados no conceito Centoventi, apresentado no Salão de Genebra de 2019.

Um deles poderia ser um SUV. O site especializado chama este carro de “Panda SUV”. No entanto, o CEO da marca, Olivier Francois, disse ao mesmo portal que poderia usar um nome de um veículo clássico da marca.

“O que é certo é que agora tenho a possibilidade de inventar um novo nome ou explorar algum nome lendário do passado. Estou mais inclinado para o segundo, porque realmente temos esses modelos favoráveis, com muitos clientes satisfeitos”, disse Francois ao portal Auto Express.

Ou seja, podemos estar diante de um “novo Fiat Uno” ou “novo Fiat Punto”. Dois modelos que fizeram bastante sucesso na Europa e aqui no Brasil e que já têm seus respectivos nomes vinculados a esta possível novidade. Ele teria como foco ser um carro prático e versátil. O mesmo ingressaria ao segmento B.

Motorização

Fiat Concept Centoventi (Foto: Divulgação/Fiat)

O mercado de carros eletrificados (elétricos e híbridos) cresceu bastante nos últimos anos. E existe uma possibilidade deste “novo Fiat Uno” ser mais um carro deste segmento.  Aqui vale levar em consideração que a montadora pretende ter carros elétricos com preços acessíveis.

Sem falar que o Fiat Concept Centoventi trazia um conjunto de baterias modulares. De fábrica, o carro tinha uma autonomia de 100 km. Mas este alcance poderia chegar até 500 km. Ainda não há mais informações oficiais sobre este modelo. 

Metas da Stellantis

Fiat 500e (Foto: Divulgação/Fiat)

Os planos de eletrificação da Stellantis são ambiciosos. No ano passado, ela anunciou que fará investimentos na área de eletrificação de veículos. Sem falar em sistemas de condução autônoma e no desenvolvimento novos softwares. Ao todo serão investidos mais de 30 bilhões de euros até 2025.

Tudo para se tornar a primeira colocada do mercado de carros elétricos nos EUA e na Europa. Sem falar que também haverá um investimento em fábricas de baterias no Velho continente e no país da América do Norte. Na época, a Stellantis ainda anunciou as quatro plataformas centradas em veículos elétricos e elaboradas com um nível de flexibilidade alto. São elas:

STLA Pequena = com autonomia de até 500 km

STLA Média = com autonomia de até 700 km

STLA Grande e STLA Quadro: com autonomia de até 800 km

Com informações de Carscoop/Automotive News/Auto Express

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile