Novo Duster será híbrido; modelo deve estrear em 2025

Novo Duster
O novo Duster pode trazer diversas novidades. Entre elas, uma versão híbrida. A possibilidade de uma versão elétrica também não está descartada (Foto: Divulgação/Dacia)

O Renault Duster pode ser considerado um pioneiro. Lançado primeiramente pela romena Dacia, em 2010, ele foi um dos primeiros modelos da atual safra de SUVs compactos a ser lançado. E para a próxima geração, o modelo pode trazer diversas novidades. Entre elas, uma versão híbrida. A possibilidade de um novo Duster elétrico também não está descartada.

Quem diz isso é a revista especializada inglesa Autocar. De acordo com ela, a próxima geração deste modelo deve chegar em 2025. Ou seja, cerca de nove anos depois de apresentar o atual modelo. A expectativa é que este veículo faça parte da “Renaulution”. Conforme publicamos anteriormente, a marca francesa planeja apresentar 10 veículos elétricos até 2025.

Novo Duster
Dacia Duster (Foto: Divulgação/Dacia)

Novo Duster será híbrido e deve chegar em 2025

Mas não pense que ele perderá sua essência. A publicação conta que o novo Duster ainda cumprirá o papel de ser um bom carro off-road e com bom custo-benefício. Ou seja, um todo terreno acessível.  “Ele precisa atender aos clientes que procuram um carro simples que possa ser utilizado no fora-de-estrada”, contou Julien Ferry, chefe de produto da Dacia.

Outro detalhe importante destacado pela “Autocar” é a plataforma. Esta nova geração do modelo poderá usar a mesma plataforma usada em modelos conhecidos do grupo. Trata-se da CMF-B. Uma plataforma usada, por exemplo na atual geração do Dacia Sandero e do Dacia Logan.

Novo Dacia Sandero (Foto: Divulgação/Dacia)

Denis Le Vot, CEO da Dacia, disse no começo deste ano que a Dacia poderia usar mais esta plataforma. E isso acaba abrindo a possibilidade da chegada de uma versão híbrida do novo Duster. No caso, usaria um propulsor parecido com que é usado no Captur.

Uma versão elétrica também não pode ser descartada. Isso porque a plataforma CMF-B possui uma variante para carros com motor eletrificados. Estamos falando da CMF-BEV, que irá ser utilizada no futuro Renault 5 Electric. Este compacto poderá ser o substituo do Renault Zoe.

Novo Duster
Renault 5 Electric (Foto: Divulgação/Renault)

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

Mas não podemos deixar de lado a CMF-EV. Uma das vantagens desta estrutura é o fato dela ser compatível com a tração nas quatro rodas. Hoje, o Duster europeu oferece versões 4×4. E é um dos mais baratos do Velho Continente.

Sua chegada no Brasil deve acontecer ainda nesta época. Ainda mais porque a atual geração foi lançada no ano passado. Nos próximos anos, o veículo deve ganhar a mesma opção de motorização oferecida pelo Captur.

Visual inspirado no Dacia Bigster?

Novo Duster
Dacia Bigster (Foto: Divulgação/Dacia)

No começo deste ano, a Dacia apresentou um carro conceito chamado Bigster. Este SUV de porte médio tem 4,6 m de comprimento e tem espaço para levar até sete pessoas. Como você pode ver nas fotos, ele realmente possui um porte robusto e imponente. Outro destaque do modelo é o seu visual bastante chamativo.

Este veículo estará posicionado acima o novo Duster. A expectativa que seu design seja usado para dar origem ao novo SUV menor. O lançamento do Dacia Bigster está sendo esperado para o ano de 2025. Ou seja, o mesmo ano do provável surgimento do novo Duster.

(Com informações de Autocar e Guia do Carro)

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar