Novo DPVAT 2025: entenda o futuro do seguro obrigatório
Novo DPVAT 2025: entenda a situação atual do projeto e veja quais são os próximos passos em relação ao tributo. Confira todos os detalhes
O novo DPVAT 2025 passou por decisões importantes nos últimos dias. Logo abaixo, o Garagem360 revela mais detalhes sobre o futuro do seguro obrigatório. Acompanhe!
O novo DPVAT 2025 vai voltar?
Não. Na noite da última quinta-feira (19), o Senado aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP) que faz parte do pacote de corte de gastos do governo federal. Agora, o próximo passo é encaminhar o texto para o presidente Lula (PT)
Entenda o que disseram os envolvidos sobre o novo DPVAT 2025
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT) optou por minimizar o fim do novo DPVAT.
“Infelizmente, uma série de governos estaduais estavam dizendo que não iam aderir ao DPVAT, não iam fazer a cobrança, garantir isso que era algo fundamental que sempre existiu. Dentro da Câmara apareceu essa proposta de cancelar o DPVAT e o governo concordou com essa medida.”, explicou.
Leia também:
-
Diferenças no IPVA: entenda como o seu imposto pode ser mais caro que o de outros estados
-
Carros híbridos e elétricos da BYD podem ficar de fora da isenção do IPVA em SP
Governadores reprovaram o retorno do DPVAT
Entre os governadores que deram opinião contrária ao imposto, estão: Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG), Jorginho Mello (PL-SC), Ronaldo Caiado (União-GO), Ibaneis Rocha (MDB-DF) e Ratinho Júnior (PSD-PR).
Em entrevista à Rádio Itatiaia, Romeu Zema (Novo-MG) disse que:
“A volta do DPVAT é um absurdo. Sempre foi um imposto disfarçado de seguro, beneficiando apenas os amigos dos poderosos, que lucraram milhões com isso no passado. Em Minas, sob meu governo, não vamos cobrar isso dos proprietários de veículos. Mudaram o nome para SPVAT, mas aqui não teremos essa cobrança”, destacou.
O governador ainda completou:
“Não vou colocar mais essa conta no bolso do mineiro. O governo federal só fala em aumentar impostos, sem discutir austeridade ou cortes de gastos. Nós não aumentamos impostos em Minas e não permitiremos que o que vem de Brasília pese ainda mais sobre os mineiros”, finalizou.
E você, como avalia o fim do novo DPVAT 2025? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360.
Leia também: Carro esportivo que anda na água? Conheça o modelo que R$ 3 milhões que atinge até 130 km/h