Novo CRLV: como transferir, baixar no celular, e muito mais
Novo CRLV: como transferir, baixar no celular, e muito mais
Grande parte dos brasileiros sabe o que é o CRLV, mesmo que não saibam o que a sigla significa. Veja como transferir, baixar ou atualizar o novo documento veicular.
Novo CRLV
O CRLV, sigla para Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, é o documento obrigatório para todos os veículos do país.
Anualmente, todos os veículos registrados no Brasil precisam de uma atualização em seus documentos, liberados a partir do pagamento de taxas e impostos como o IPVA e o licenciamento veicular.
Mais do que isso, é fundamental estar sob posse do documento atualizado para não infringir nenhuma lei de trânsito.
Fique por dentro do passo a passo para a regularização do novo CRLV caso deseje transferir, baixar ou atualizar o documento.
O que diz a lei
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a utilização de veículos com a documentação atrasada é passível de punição, principalmente em fiscalizações como blitzes.
O motorista flagrado sob tal situação pode ser autuado em ‘’infração gravíssima’’, com:
-
Perda de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
-
Multa de R$ 293,43
-
Apreensão do veículo até regularização
Como faz para transferir o documento do veículo para outra pessoa?
A transferência física do CRLV pode ser solicitada através de agendamento.
Para isso, comprador e vendedor precisam alinhar as agendas para local e horário do serviço junto à uma unidade do Poupatempo através do site do Detran.
O veículo precisa ter registro situado no município de domicílio ou residência do novo proprietário, além de estar com a situação regularizada, ou seja, sem pendências como multas ou taxas administrativas.
Por fim, é necessário realizar a inspeção em empresa credenciada ao Detran e fazer a comunicação de venda do veículo em cartório com reconhecimento de firma do vendedor e do comprador.
Transferência digital
Atualmente a transferência do CRLV pode ser feita digitalmente, ou seja, pela internet.
Para isso, é preciso seguir as mesmas etapas da transferência física, porém, a maior parte do processo pode ser realizada de maneira remota.
Dessa forma, a transferência do documento veicular é possível através do aplicativo do Poupatempo, disponível na Play Store e Apple Store.
No entanto, para seguir dessa forma, é preciso ter o CRV (Certificado de Registro de Veículos) em formato digital.
Uma vez realizada a transferência, a impressão do CRLV atualizado deve ser feita através do portal do Detran.
Como baixar no celular
Para baixar o CRLV atualizado no celular, basta fazer o donwload do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
Uma vez que o app esteja instalado no seu aparelho celular, configure uma senha para proteção de seus dados.
Feito isso, é possível acessar o CRLV-e após a sincronização dos seus dados cadastrados no Detran.
No aplicativo, estão disponíveis além da opção de baixar o documento veicular no menu ‘’Veículos’’, mais três menus: condutor, infrações e educação.
Para mais dicas e serviços sobre veículos e documentações cadastrais, fique de olho em nossos conteúdos dinâmicos no Canal do Garagem360 no Youtube!
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.