Novo Corolla terá sistema híbrido mais moderno, econômico e opção de até 400 cv
Futuro Toyota Corolla terá novo sistema híbrido 1.5 que melhora a economia em até 20%. Para a linha GR, a Toyota desenvolve motor 2.0 turbo de quatro cilindros com potencial de gerar até 395 cv. Confira os detalhes dos motores.
O conceito do Toyota Corolla apresentado no Salão do Automóvel de Tóquio não apenas deu pistas sobre o visual da futura geração, mas também abriu o caminho para a próxima era de motorizações da marca. A Toyota confirmou que o novo sedã será compatível com uma ampla gama de tecnologias, incluindo elétrico, híbrido e combustão interna.
Novo Corolla terá sistema híbrido mais moderno, econômico e opção de até 400 cv
Dois novos conjuntos motopropulsores de destaque foram detalhados: um sistema híbrido de última geração focado em eficiência e um novo motor turbo de alta performance para a divisão Gazoo Racing (GR).
Apesar da crescente pressão por veículos elétricos (EVs), a Toyota continua a investir pesadamente na tecnologia híbrida, buscando otimizar o motor a combustão interna.

- Motorização: O novo sistema híbrido será composto por um motor a gasolina de quatro cilindros e 1,5 litro e um motor elétrico de 30 kW.
- Potência Combinada: O conjunto deve gerar uma potência combinada de 134 cavalos (sendo 94 cv do motor a combustão e 40 cv do elétrico).
- Economia Turbinada: A principal promessa é a eficiência: o novo conjunto motopropulsor deverá melhorar a economia de combustível em 10% a 20% em relação ao sistema atual, sendo também mais leve.
- Versões Futuras: O motor de 1,5 litro tem potencial para receber um turbocompressor, e as futuras versões com tração integral (AWD) devem manter o motor elétrico adicional no eixo traseiro.
Novo motor GR
Em uma declaração que reforça o apreço da liderança da Toyota por motores a combustão, o Diretor de Tecnologia da Toyota, Hiroki Nakajima, afirmou que “A Toyota deveria ser uma empresa que produz motores de combustão interna até o fim”.
Para os entusiastas de performance, a grande novidade é o desenvolvimento de um novo motor turbo de quatro cilindros e 2.0 litros para os modelos da divisão Gazoo Racing (GR).
Performance: O novo motor será capaz de gerar até impressionantes 395 cavalos de potência.
Melhorias: Este motor substituirá o atual 1.6 turbo de três cilindros e 300 cv (usado no GR Corolla). A adição de um cilindro não apenas aumenta o potencial de potência, mas também é esperada para melhorar a suavidade do motor.
Esses desenvolvimentos reforçam a estratégia da Toyota de múltiplas opções de motorização, oferecendo ao consumidor desde a máxima eficiência no sistema híbrido até a mais alta performance nos modelos GR.
O que mais te anima no futuro do Corolla: o sistema híbrido com economia de 20% ou o novo motor GR com 395 cv? Você acha que a Toyota está certa em investir tanto em combustão interna junto com a eletrificação? Deixe sua opinião!
Leia aqui: Toyota Corolla Concept revelado em Tóquio com design elétrico
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.