Novo carro elétrico da GM é mais barato que hatch da BYD
Novo Carro elétrico produzido em parceria pela GM e Wuling chega em 2024 ao mercado chinês para fazer frente ao BYD Dolphin.
A Joint Venture formada pela GM, e as chinesas SAIC Motor e a Wuling – SAIC-GM-Wuling (SGMW) promete mais um lançamento para 2024. A Baojun (nome da empresa formada pela parceria) vai lançar o Yunduo, novo carro elétrico para concorrer com o BYD Dolphin.
Novo Carro elétrico – Baojun Yunduo chega em 2024 ao mercado chinês
O Yunduo (“nuvem”, na tradução literal) é um hatch “puxado” para minivan. De acordo com o fabricante, o estilo que adotou é “chamado de estética do céu”. E é essa característica que aumenta seu espaço interno.
É o maior veículo da marca, que desde então apresentou apenas carros pequenos e de duas portas, como KiWi e do micro SUV Yep.
O Yunduo, com cinco portas, acomoda cinco passageiros confortavelmente e tem um generoso espaço no porta-malas de 382 litros ou 606 litros com a remoção prática do assoalho.
Quanto ao desempenho, vamos a motorização:
- motor elétrico de 100 kW, o mesmo que 136 cv de potência e torque de 20,39 kgfm.
- São duas opções de bateria 37,9 kWh com autonomia de 360 km
- ou 50,6 kWh com 460 km de autonomia
- 30 minutos para carregar de 20% a 80% da bateria
O que impressiona no modelo é sua tecnologia embarcada. Mesmo a versão de entrada conta com:
- central multimídia de 10,1 polegadas
- quadro de instrumentos digital de 8,8 polegadas
- ar-condicionado automático
- câmera de ré.
Além disso, oferece comandos por voz, smartphone e navegador nativo.
Yunduo vai competir com BYD Dolphin
O Baojun Yunduo segue a linha de veículos projetados para atender às necessidades de mobilidade urbana. Tecnologia avançada, recursos de segurança aprimorados e eficiência energética.
A ideia da Joint Venture é criar um modelo mais robusto que o BYD Dolphin para justamente competir com o hatch. Para isso, a marca desenvolveu um carro com design diferente dos outros que têm em seu portfólio.
Em linhas gerais, é um veículo compacto e versátil, ligeiramente maior que o concorrente, com 4,29 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,65 m de altura. Já o Dolphin mede 4,12 m de comprimento, 1,77 m de largura e 1,57 m de altura.
Por dentro, é bem trabalhado, com um visual mais clean que decepciona. Principalmente, pelos bancos de tecido leve e respirável.
O preço também é para competir com Dolphin. Lá na China, o Yunduo será vendido por 95.800 yuans ( cerca de R$ 65.700 na conversão direta). Isso é 21.000 yuans mais barato do que o concorrente da BYD.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.