Nissan Kicks pode ficar mais econômico, mas menos potente: saiba motivos

O SUV da montadora japonesa, assim como diversos outros modelos do mercado nacional, passa por uma fase de readequação no sistema motriz para ficar em dia com o Proconve L7. Com as mudanças, o Nissan Kicks ficou menos potente, porém, a economia foi aprimorada, veja.

Nissan Kicks passa por alterações para se adequar ao Proconve L7: fica mais econômico, porém, menos potente
Nissan Kicks passa por alterações para se adequar ao Proconve L7: fica mais econômico, porém, menos potente (Foto: Divulgação)

Nissan Kicks: Proconve L7 faz SUV ficar menos potente

Desde o fim do ano passado, muito se falou sobre o Proconve L7, programa que visa diminuir os poluentes causados pelos veículos automotores no mercado nacional. Dessa forma, as montadoras tiveram que adequar os modelos irregulares.

Para algumas, a saída foi simplesmente tirar tais modelos de linha, já que não impactavam no montante de vendas, como foi o caso da Fiat com a Doblò.

Porém, em determinadas situações, a readequação torna-se quase que obrigatória, tendo em vista a importância do modelo dentro do portfólio da marca para o mercado nacional. Como é o caso do Kicks para a Nissan.

Dessa forma, o modelo produzido no polo industrial da marca, em Resende, no Rio de Janeiro, conta com algumas modificações em suas especificações técnicas.

Essas, já estão disponíveis no site da marca. Entre as mudanças, o modelo ficou um pouco menos potente, por outro lado, ganhou economia.

Com isso, o carro que é dotado do motor 1.6 litros gerava 114 cv de potência e 15,5 kgf,m de torque, em ambos os combustíveis.

Agora, a partir das mudanças, o mesmo propulsor gera 113 cv de potência e 15,3 kgf,m de torque com etanol, e 110 cv de potência e 15,2 kgf,m de torque com gasolina.

Ou seja, as alterações representam uma perda de potência de 1 cv com etanol e 4 cv com gasolina. Já o torque diminuiu 0,2 quando abastecido com etanol e 0,3 com gasolina.

O modelo permanece disponível com câmbio manual e automático tipo CVT, de acordo com a versão.

Nissan Kicks passa por alterações para se adequar ao Proconve L7: fica mais econômico, porém, menos potente
Alterações deixaram o modelo até 4 cv menos potente quando abastecido com gasolina (Foto: Divulgação)

Modelo também ficou mais econômico

Se por um lado há perdas, por outro, há ganhos. O SUV da Nissan também ficou mais econômico.

Anteriormente, quanto dotado de transmissão manual, o carro rodava 7,8 km/l na cidade e 9 km/l na estrada com etanol e 11,1 km/l na cidade e 13 km/l na estrada com gasolina.

Já as versões com câmbio CVT rodavam 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada no etanol e 11,4 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina.

Agora, com câmbio manual o modelo faz 7,84 km/l na cidade e 9,57 km/l na estrada no etanol e 11,4 km/l na cidade e 13,92 km/l em estrada com gasolina.

Enquanto as versões automáticas fazem 7,83 km/l na cidade e 9,06 km/l na  estrada com etanol e 11,61 km/l na cidade e 13,22 km/l na estrada com gasolina.

Nissan Kicks passa por alterações para se adequar ao Proconve L7: fica mais econômico, porém, menos potente
Alterações deixaram o Nissan Kicks mais econômico (Foto: Divulgação)

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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