Novo carro da Fiat: o que esperar do SUV que será revelado na final do BBB?

Novo carro da Fiat: motores, equipamentos e preços do 'SUV do BBB'
Teaser antecipa algumas linhas do novo carro da Fiat |Foto: Divulgação/Fiat

A espera está chegando ao fim. O novo carro da Fiat, que chegará para ser o primeiro SUV compacto da marca, e vai ser revelado ao público nesta terça-feira (4), durante a final do Big Brother Brasil (BBB), já que o veículo será dado como prêmio ao vencedor do programa. E para aguçar a curiosidade do público, a montadora italiana divulgou hoje um novo teaser do carro, que é a foto que abre esta reportagem.

Com o Progetto 363 prestes a ser mostrado, chegou a hora de fazer um compilado de tudo que já se sabe sobre modelo e o que esperar desse novo carro da Fiat.

Novo carro da Fiat: o que esperar?

Embora a Fiat tenha a Jeep sob o seu guarda-chuva, aqui no Brasil não há nenhum SUV da marca italiana. O mercado europeu tem o Fiat 500X, que compartilha plataforma com o Jeep Renegade e chegou até a ser mostrado durante o Salão do Automóvel de 2018, porém nunca foi lançado no Brasil.

Agora, a empresa italiana prepara ao menos dois utilitários esportivos. Além do Progetto 363, haverá um outro veículo maior e com perfil mais próximo ao de um cupê.

Mas enquanto ele não chega, o  foco será no ‘SUV do BBB’. Derivado do Argo, o 363 não deverá ser tão maior que o hatch, que mede 4 m de comprimento e tem 1,72 m de largura. Portanto, deve-se esperar um utilitário não muito maior que isso.

Pelas linhas do teaser, a expectativa é que o novo carro da Fiat tenha um aspecto musculoso, com diversos vincos espalhados pela carroceria que evidenciem essa sensação.

Novo carro da FIat: teaser
SUV terá linhas volumosas |Foto: Divulgação/Fiat

Motores

Sob o capô, o SUV do Argo deverá ter duas opções. As versões de entrada devem utilizar o 1.3 Firefly aspirado de 101/109 cv e 13,7/14,2 kgfm de torque. Nesse caso, talvez a transmissão seja a manual de cinco marchas, mas pode haver uma opção de transmissão automática. Já os modelos mais completos vão inaugurar o novo propulsor 1.0 turbo de três cilindros, cuja potência deve superar os 120 cv, com torque abundante em baixa rotação.

Para a motorização mais potente é esperado que haja um novo câmbio automático CVT, que poderá marcar presença em outros carros da marca nos próximos meses.

Conectividade do novo carro da Fiat

Serviço que estreou na nova Toro, o Fiat Connect Me, a plataforma de conectividade da empresa estará presente no novo SUV. Com ele, é possível realizar funções remotas do veículo, como abrir as portas, dar a partida no motor e ter alertas de condução diretamente pelo celular ou smartwatch.

Dessa forma, deve-se esperar que o modelo utilize a central multimídia de 8,4 polegadas em algumas configurações, já que ela conta com esses recursos.

E quando chega?

Quem estiver interessado no veículo terá que ter calma. Isso porque ele só será revelado amanhã, mas a estreia nas lojas vai ficar para o segundo semestre. A Fiat já confirmou que o SUV chegará depois de julho deste ano.

Já sobre os preços, é difícil precisar sobre qual será o valor do carro. Porém, deve-se esperar que ele custe algo entre R$ 85 mil e R$ 110 mil, já que será o primeiro degrau dos utilitários esportivos da marca.

Leo Alves
Leo AlvesJornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.
Veja mais ›
Fechar