Novo Audi A5: conheça o substituto do A4 que custa R$ 380 mil na pré-venda
Novo Audi A5: conjunto mecânico, equipamentos de série, cores disponíveis, dimensões, tamanho do porta-malas e mais; confira todos os detalhes sobre esse lançamento
Nem todo lançamento de carro gera tanto falatório quanto este. Afinal, não estamos apenas falando de uma nova geração, mas de uma mudança estratégica na identidade da marca. A Audi decidiu aposentar o nome A4 em seu catálogo nacional para dar lugar ao novo Audi A5, e a novidade já está em pré-venda no Brasil.
Valor? R$ 379.990, apenas para quem quiser garantir uma das primeiras unidades, com previsão de entrega a partir de setembro.
Mas essa troca de nome não é só marketing. A mudança faz parte do novo esquema de nomenclatura da Audi, que agora reserva os números ímpares para veículos a combustão e os pares para os modelos elétricos.
Ou seja, o A5 entra oficialmente como substituto direto do A4, assumindo o lugar de sedã médio premium com motor a gasolina. Só que com muito mais do que apenas um número diferente no porta-malas. A seguir, o Garagem360 conta mais novidades sobre esse modelo. Acompanhe!
Como é o novo Audi A5?
O novo A5 estreia por aqui em uma única versão: Sedan 2.0 TFSI Performance S edition quattro. E o nome longo já entrega bastante coisa.
Sob o capô, temos o conhecido e eficiente motor 2.0 TFSI turbo, com 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, associado ao câmbio S tronic automatizado de sete marchas. A tração integral quattro com tecnologia Ultra garante estabilidade e controle, mesmo nas condições mais exigentes.
A performance é de respeito: acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e atinge velocidade máxima de 210 km/h (limitada eletronicamente).
Para quem curte um carro esperto, mas também confortável no uso urbano e em estrada, o conjunto entrega exatamente esse equilíbrio.
Leia também:
Visual renovado, com DNA de elétrico
Embora o A5 seja a nova referência entre os sedãs a combustão, o design segue a linha visual dos modelos mais recentes da Audi — especialmente o Q6 e-tron, SUV elétrico da marca.
Isso significa que a dianteira está mais ousada, com grade frontal do tipo colmeia mais larga, faróis mais finos e afilados com tecnologia Matrix LED, capô esculpido e para-choques redesenhados.
Na traseira, a assinatura luminosa é outro destaque: as lanternas são conectadas por uma barra iluminada tridimensional, recurso que virou tendência entre os modelos premium. O visual geral é esportivo, mas sem exageros. Elegante, com um toque de agressividade bem dosado.
Porta-malas menor, mas mais acessível
Um ponto de atenção: o porta-malas ficou menor do que o do A4. Agora são 445 litros de capacidade, contra 480 litros do antigo modelo. Em compensação, a abertura da tampa foi redesenhada, facilitando o acesso ao compartimento. Quem prioriza espaço ainda encontra conforto, mas vale lembrar essa redução.
Medidas maiores e mais espaço interno
O novo Audi A5 também cresceu em quase todas as dimensões:
-
Comprimento: 4,83 m (+6,7 cm)
-
Largura: 2,10 m (+7,7 cm)
-
Entre-eixos: 2,89 m (+7,2 cm)
-
Altura: 1,41 m (redução de 1,8 cm)
Com isso, o espaço interno melhorou, principalmente para quem viaja atrás. A ergonomia está mais refinada, e os ajustes no painel e console tornam tudo mais acessível para o motorista.
Acabamento S line com visual esportivo
A versão vendida no Brasil já vem com o pacote S line, que adiciona elementos visuais exclusivos como:
-
Rodas de 20 polegadas com acabamento em dois tons (cinza fosco e acetinado)
-
Frisos e retrovisores em preto brilhante
-
Escapamentos com acabamento escurecido e formato quadrado
-
Logotipo projetado pelo retrovisor ao abrir a porta
-
Suspensão esportiva S
É um visual que passa longe do discreto, mas não chega a ser chamativo. A proposta é ser moderno, esportivo e sofisticado ao mesmo tempo.
Interior digital, funcional e sofisticado
Por dentro, o A5 é quase um cockpit de avião. O painel digital de 11,9″ substitui os tradicionais instrumentos analógicos, enquanto a central multimídia tem tela de 14,5″, com boa fluidez e acesso aos principais comandos do carro.
O acabamento é outro ponto forte. Há elementos em alumínio escovado, costuras contrastantes e bancos com revestimento que mistura couro legítimo e sintético. O volante esportivo multifuncional, com base reta e aletas de troca de marcha, reforça o clima de sofisticação.
Conforto e tecnologia de sobra
A lista de itens de série não deixa brechas:
-
Carregador por indução
-
Teto solar panorâmico com ajuste de transparência
-
Sistema de som Audi Sound-System com 10 alto-falantes
-
Ar-condicionado automático de 3 zonas
-
Iluminação ambiente com 30 cores
-
Bancos dianteiros com ajustes elétricos e função memória
-
Porta-malas com abertura e fechamento elétrico
-
Head-up display
-
Start-stop inteligente
Segurança de alto nível
Como não poderia faltar, o A5 vem com um pacote completo de segurança ativa e passiva. Os destaques incluem:
-
Airbags frontais, laterais e airbag central
-
Alerta de saída de faixa
-
Assistente de desvio e conversão
-
Assistente de tráfego cruzado frontal
-
Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
-
Assistente de frenagem de emergência
-
Detector de fadiga do motorista
-
Assistente de estacionamento com medição de distância
Ou seja, mesmo que o sedã seja focado em desempenho e sofisticação, o quesito segurança não foi deixado de lado.
Cores e personalização
O A5 chega ao mercado com oito opções de cores externas:
-
Azul Ascari
-
Azul Firmamento
-
Azul Horizonte
-
Branco Arkona
-
Branco Geleira
-
Cinza Daytona (perolizado)
-
Preto Mito
-
Vermelho Granadina (metálico)
O acabamento interno, por sua vez, será sempre em preto, mantendo a sobriedade típica da marca.
E você, gostou do novo Audi A5? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360.
Leia também: Honda HR-V é o SUV usado dos sonhos; saiba o porquê