Novo Astra entra em fase final de testes; conheça o modelo

Lembra do Astra? Sua 11ª geração do veículo da Opel ficará mais moderno e terá duas versões híbridas (Foto: Divulgação/Opel)

Lembra do Astra? Sucesso entre os hatches médios aqui no Brasil na primeira década do século, o veículo continua vivo no mercado europeu e está próximo de ganhar uma nova geração. Nesta semana, a Opel divulgou novos detalhes dos testes que estão sendo realizados no novo modelo.

Novo Astra entra em fase final de testes; conheça o modelo

O veículo será feito em Rüsselheim, na Alemanha. A planta localizada na cidade é considerada tanto a casa da Opel quanto a do Astra. Nos últimos meses, ele foi um dos mais vendidos da fabricante no continente. A data de seu lançamento ainda é um mistério.

De acordo com a montadora, o Astra passou por um exigente programa de testes. Engenheiros da Opel estiveram no norte Europa para testar o desempenho de protótipos em condições de extremo frio. O local escolhido foi a Suécia. Além disso, o Centro de Testes de Dudenhofen também foi usado.

Foto: Divulgação/Opel

Lançado nos anos 1980, o ficará um mais moderno e sofisticado. Atualmente, ele está em sua 5ª geração, considerando apenas os modelos chamados de Astra, ou na 10ª se for levada em consideração o antecessor Kadett. Atualmente o modelo está sendo oferecido nas configurações hatch e Sports Tourer (perua). O novo modelo não será diferente. Entretanto, existe a possibilidade da Opel lançar um SUV baseado no automóvel. 

Esta será a primeira mudança do modelo desde que a Stellantis (que também controla a Fiat, a Jeep e a Peugeot, por exemplo) assumiu o controle da marca. Sua plataforma é a EMP2, que também foi usada no Peugeot 308 e no Citroën C5. A mudança chega em um momento importante, visto que, além do francês, o VW Golf também foi remodelado recentemente.

Interior e exterior

Seu design seguirá o conceito Opel Vizor. Ele foi utilizado no Mokka, que é seu principal SUV. Sua dianteira foi redesenhada. Inclusive, os faróis InteliLux em LED são os principais destaques das fotos divulgadas pela fabricante recentemente.

Leia mais: VW Polo GTI 2022 fica ainda mais tecnológico; veja as mudanças

Foto: Divulgação/Opel
Foto: Divulgação/Opel

Do mesmo modo, o interior também será diferente do modelo atual. A principal aposta da marca é na redução dos botões no painel. Ou seja, a central multimídia se tornará cada vez mais protagonista. Uma outra tela de grandes dimensões, que está localizada atrás do volante, fará o papel do painel de instrumentos. Ele receberá um novo volante e bancos dianteiros ergonômicos.

Novos motores

Mas não será apenas a plataforma que o novo Astra compartilhará com seu “primo” 308. A próxima geração famoso carro da Opel herdará também o conjunto mecânico do veículo francês.

Foto: Divulgação/Opel

As versões à gasolina usarão o motor PureTech 1.2 turbo de três cilindros (com 110 cv ou 130 cv de potência máxima, dependendo da configuração). Enquanto isso, o Astra a diesel receberá o propulsor 1.5 CTDI turbo. Além disso, duas opções de câmbio estarão à disposição: a manual de seis velocidades e automático de oito.

Por fim, a Opel disponibilizará duas versões com um sistema Plug-In Hybrid. Uma terá um conjunto capaz de produzir 180 cv e o outro poderá gerar 225 cv.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde abril de 2021. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar