Novo Astra entra em fase final de testes; conheça o modelo

Lembra do Astra? Sucesso entre os hatches médios aqui no Brasil na primeira década do século, o veículo continua vivo no mercado europeu e está próximo de ganhar uma nova geração. Nesta semana, a Opel divulgou novos detalhes dos testes que estão sendo realizados no novo modelo.

Novo Astra entra em fase final de testes; conheça o modelo

O veículo será feito em Rüsselheim, na Alemanha. A planta localizada na cidade é considerada tanto a casa da Opel quanto a do Astra. Nos últimos meses, ele foi um dos mais vendidos da fabricante no continente. A data de seu lançamento ainda é um mistério.

De acordo com a montadora, o Astra passou por um exigente programa de testes. Engenheiros da Opel estiveram no norte Europa para testar o desempenho de protótipos em condições de extremo frio. O local escolhido foi a Suécia. Além disso, o Centro de Testes de Dudenhofen também foi usado.

Foto: Divulgação/Opel

Lançado nos anos 1980, o ficará um mais moderno e sofisticado. Atualmente, ele está em sua 5ª geração, considerando apenas os modelos chamados de Astra, ou na 10ª se for levada em consideração o antecessor Kadett. Atualmente o modelo está sendo oferecido nas configurações hatch e Sports Tourer (perua). O novo modelo não será diferente. Entretanto, existe a possibilidade da Opel lançar um SUV baseado no automóvel. 

Esta será a primeira mudança do modelo desde que a Stellantis (que também controla a Fiat, a Jeep e a Peugeot, por exemplo) assumiu o controle da marca. Sua plataforma é a EMP2, que também foi usada no Peugeot 308 e no Citroën C5. A mudança chega em um momento importante, visto que, além do francês, o VW Golf também foi remodelado recentemente.

Interior e exterior

Seu design seguirá o conceito Opel Vizor. Ele foi utilizado no Mokka, que é seu principal SUV. Sua dianteira foi redesenhada. Inclusive, os faróis InteliLux em LED são os principais destaques das fotos divulgadas pela fabricante recentemente.

Leia mais: VW Polo GTI 2022 fica ainda mais tecnológico; veja as mudanças

Foto: Divulgação/Opel
Foto: Divulgação/Opel

Do mesmo modo, o interior também será diferente do modelo atual. A principal aposta da marca é na redução dos botões no painel. Ou seja, a central multimídia se tornará cada vez mais protagonista. Uma outra tela de grandes dimensões, que está localizada atrás do volante, fará o papel do painel de instrumentos. Ele receberá um novo volante e bancos dianteiros ergonômicos.

Novos motores

Mas não será apenas a plataforma que o novo Astra compartilhará com seu “primo” 308. A próxima geração famoso carro da Opel herdará também o conjunto mecânico do veículo francês.

Foto: Divulgação/Opel

As versões à gasolina usarão o motor PureTech 1.2 turbo de três cilindros (com 110 cv ou 130 cv de potência máxima, dependendo da configuração). Enquanto isso, o Astra a diesel receberá o propulsor 1.5 CTDI turbo. Além disso, duas opções de câmbio estarão à disposição: a manual de seis velocidades e automático de oito.

Por fim, a Opel disponibilizará duas versões com um sistema Plug-In Hybrid. Uma terá um conjunto capaz de produzir 180 cv e o outro poderá gerar 225 cv.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar