Novo Astra é lançado com jeito de Peugeot e versão híbrida
Depois de vários testes e teasers, a Opel finalmente anunciou o lançamento do novo Astra. O hatch usa a mesma plataforma do Peugeot 308 atual.
Ele chegou! Depois de vários testes e teasers, a Opel finalmente anunciou o lançamento do novo Astra. O hatch chega ao mercado usando a mesma plataforma do Peugeot 308 atual. Para sua sexta geração do veículo, a marca trouxe algumas novidades tecnológicas. Sem falar que agora ele terá uma versão híbrida.
Novo Astra é lançado com jeito de Peugeot e versão híbrida
Mesmo com as vendas previstas para 2022, o carro chega em um momento importante na categoria (pelo menos na Europa). Recentemente, seu principal concorrente, o VW Golf, chegou a oitava geração. Além disso, o novo Opel Astra irá brigar com um seu primo. É que ele será produzido sobre a plataforma EMP2, que é a mesma usada para a nova geração do Peugeot 308.
Essa será a sua sexta geração. O Astra surgiu para o mundo nos anos 90 e é um dos veículos mais vendidos da marca. Aqui no Brasil, ele foi vendido por um bom tempo. Porém, já faz algum tempo que ele é exclusivo do mercado europeu. Por lá, ele terá ainda uma versão perua (Sports Tourer). Porém, já foi vendido nas configurações sedã e cabrio.
Fabricado na cidade de Rüsselsheim, o novo Opel Astra apresenta um novo conceito de design. O nome dela é Opel Vizor e já foi usada no SUV Mokka. Não é a toa que tanto o desenho da grade dianteira quanto o design dos faróis (luzes de condução diurna com formato de asa) são semelhantes ao utilitário. Falando no conjunto ótico, ele vem com a tecnologia Inteli-Lux LED. Na traseira, destaque para a inscrição “Astra” na tampa do porta-malas.
Já suas linhas ficaram mais retilineas, comparado ao modelo anterior. Agora ele mede:
Comprimento: 4.374 mm
Largura: 1.860 mm
Tecnologia e Segurança
Por dentro, os ocupantes do novo Opel Astra podem se sentir bastante confortáveis. Quem mostra isso é o entre-eixos de 2.675 mm. Falando em conforto, o carro poderá ser adiquirido com bancos em Alcântara. Um dos grandes destaques do interior é o conceito Pure Panel aplicado ao painel. Duas telas de 10 polegadas se destacam na vista do local. A que está abaixo do volante é para o painei de instrumentos. Já a outra, mais ao centro, é a central multimídia.
Dentre todas as funções dela , destaque para o emparelhamento sem fio (Android Auto e Apple CarPlay) e para o sistema de comandos de voz. Algumas versões podem trazer o Head-up Display.
Na hora de estacionar, o motorista pode contar com alguns sistemas. Destaque para as luzes de LED Matrix, função Stop&Go, assistente de ponto cego, a câmera de ré com visão em 360º e o piloto automático.
De acordo com a montadora, os interessados poderão reservar seus exemplares em setembro. Já a venda direta começará apenas em 2022.
Motorização e sistema híbrido
A linha de motores também é um dos atributos do novo Opel Astra. Agora, as versões movidas à combustão do veículo contarão com dois motores (1.2 turbo gasolina e 1.5 turbo diesel) que podem váriar entre 110 cv e 130 cv de potencia. Elas terão também duas opções de transmissão (manual de seis velocidades e automática de sete velocidades).
Por fim, um dos principais atributos do modelo. Algumas versões irão contar com um inédito sistema Plug-In Hybrid. Seu motor poderá atingir 225 cv de potência (um motor a combustão de 150/180 cv e um motor elétrico colocado no eixo dianteiro de 110 cv).
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.