Novas tecnologias expandem a autonomia de carros elétricos 

Nove entre dez usuários carregam seus carros elétricos no trabalho ou em casa, para aproveitar o tempo em que o veículo fica estacionado.

Hoje, nove entre dez usuários costumam carregar seus carros elétricos no trabalho ou em casa, para aproveitar melhor o período em que o automóvel passa estacionado. Essa informação consta de levantamento da General Motors, divulgado recentemente.

Em média, as pessoas fazem seu deslocamento por cerca de 40 quilômetros por dia. Dessa forma, é possível afirmar que basta uma recarga completa para rodar mais de uma semana com os carros elétricos (EVs) mais modernos, que tenham autonomia superior a 400 km. 

Tecnologia traz maior autonomia para carros elétricos, com tempo de recarga reduzido 

Recarga do Chevrolet Bolt EV (Foto: Divulgação/GM)

Em casa, o ideal é que os donos de carros elétricos tenham instalado na garagem um carregador do tipo wallbox. Esse carregador permite realizar o carregamento quatro vezes mais rapidamente do que numa tomada convencional de 220V. Como exemplo, o Chevrolet Bolt EV consegue, em apenas uma hora de recarga no wallbox, uma autonomia de até 40km.

Em casos excepcionais, quando os motoristas aproveitam para fazer as recargas no meio do dia, uma boa opção é o carregamento super-rápido para EVs, que costumam ser encontrados em eletropostos de estrada, o que resulta o ganho de alguns minutos para ter uma autonomia extra para continuar o caminho.

Além disso, a quantidade de carregadores públicos está crescendo, e você pode consultar a localização deles por meio de aplicativos específicos, como o Waze ou Plug Share.

Elétricos terão cada vez mais autonomia

Chevrolet Blazer EV será lançado com maior autonomia (Foto: Divulgação/GM)

Recém-apresentado nos EUA, o Chevrolet Blazer EV será lançado em 2023, já contando com um conjunto de plataforma, motor e bateria de última geração.

A célula de energia, batizada de Ultium pela General Motors, permitirá adicionar 130 km de autonomia a cada 10 minutos numa estação de carregamento ultrarrápido. Assim, o futuro SUV premium rodará até 530 km com uma carga completa, conforme as estimativas do fabricante. 

A autonomia dos carros elétricos está diretamente relacionada à capacidade da bateria, da mesma forma que a de um carro tradicional a combustão está condicionada ao volume do tanque de combustível.

Novas tecnologias dos módulos de bateria expandem a autonomia dos carros elétricos (Foto: Divulgação/BMW)

Além do mais, os carros elétricos são considerados mais evoluídos que os veículos com motor a combustão, especialmente por conta de sua sustentabilidade, visto que não emitem gases do efeito estufa. Outra vantagem dos modelos elétricos é o menor custo de manutenção e de rodagem – que chega a ser aproximadamente um quarto do valor de um carro convencional de mesmo porte.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile