Nova Yamaha Tracer 7 ganha câmbio que troca as marchas sozinho

A nova Yamaha Tracer 7 2026 foi lançada com uma grande novidade: um câmbio que troca as marchas sozinho! Conheça a tecnologia!

A nova Yamaha Tracer 7 acaba de ser revelada na Europa com uma tecnologia que promete mudar a pilotagem. Lançada como linha 2026, a moto sport-touring estreia um moderno sistema de transmissão automatizada que aposenta de vez o manete de embreagem. Acompanhe o Garagem360 e veja mais detalhes!

Nova Yamaha Tracer 7: o fim do manete de embreagem

Com certeza a grande estrela do lançamento é o sistema Y-AMT (Transmissão Manual Automatizada da Yamaha).

Nova Yamaha Tracer 7
Tracer 7 chega com exclusiva tecnologia Y-AMT. Foto: Divulgação / Yamaha

Essa tecnologia permite que o piloto escolha entre uma condução totalmente automática ou trocas de marcha manuais feitas por botões nos punhos. O motor, no entanto, segue o mesmo e consagrado CP2 de dois cilindros e 689 cm³, que entrega 72,4 cv de potência.

Essa inovação da Yamaha chega para competir diretamente com outras marcas que já investem em sistemas parecidos.

Honda tem o famoso câmbio DCT, enquanto a BMW apresentou recentemente o seu assistente ASA. Isso mostra uma forte tendência de mercado para motos mais confortáveis e fáceis de pilotar.

Como funciona o câmbio Y-AMT?

O sistema Y-AMT é bastante versátil e foi pensado para agradar diferentes estilos de pilotos, oferecendo dois modos principais de funcionamento.

  • Modo Manual (MT): o piloto troca as marchas usando duas pequenas alavancas no punho, uma para subir (+) e outra para descer (-). Tudo isso sem precisar acionar a embreagem.

  • Modo Automático (AT): a moto faz todo o trabalho sozinha. O condutor pode escolher entre o programa “D”, ideal para o trânsito da cidade, e o “D+”, com respostas mais esportivas para estradas.

Nova Tracer 7 automática vem para o Brasil?

Essa é a pergunta que todo motociclista brasileiro está fazendo. Oficialmente, a Yamaha Motor Europe confirmou o lançamento da Tracer 7 2026 com Y-AMT apenas para o mercado europeu. Contudo, a marca ainda não revelou planos de trazer a novidade para o Brasil.

Nova Yamaha Tracer 7
Foto: Divulgação / Yamaha

Um fato que joga contra a vinda da tecnologia é que outros modelos que usam o Y-AMT na Europa, como a Tracer 9 e a MT-09, deixaram de ser vendidos por aqui.

No entanto, o mercado está sempre mudando, e a crescente popularidade de motos automáticas da Honda e da no país pode fazer a Yamaha repensar sua estratégia no futuro.

Assim, a tecnologia Y-AMT mostra que o futuro das motos pode ser mais confortável e acessível para todos os públicos.

Conte para a gente, você gostaria de ter uma moto que troca as marchas sozinha para encarar o trânsito do dia a dia?

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.