Nova tecnologia pode resolver a ansiedade de autonomia dos carros elétricos sem baterias maiores
A busca por soluções para a “ansiedade de autonomia” dos carros elétricos (EVs) pode estar prestes a ganhar um novo capítulo com a chegada dos inovadores extensores de alcance eRE e eRE+ da ZF Friedrichshafen.
Nova tecnologia pode resolver a ansiedade de autonomia dos carros elétricos
Previstos para entrar em produção em 2026, esses sistemas modulares prometem revolucionar a forma como pensamos sobre a eletrificação, oferecendo maior alcance sem a necessidade de baterias maiores e mais pesadas.
Enquanto algumas montadoras repensam suas estratégias para a eletrificação total, fornecedores como a ZF desenvolvem alternativas inteligentes que podem manter o motor a combustão interna relevante, mas de uma maneira mais sustentável.
Os sistemas eRE, desenvolvidos no centro técnico da ZF em Xangai, foram projetados para oferecer flexibilidade e escalabilidade, facilitando a vida das montadoras, especialmente em regiões com infraestrutura de recarga limitada ou para consumidores mais sensíveis a preços.
Como a Tecnologia Funciona?
A principal inovação dos extensores de autonomia da ZF reside em seu funcionamento: ao contrário de um híbrido plug-in convencional, o motor a gasolina nunca aciona as rodas diretamente. Em vez disso, ele atua como um gerador, alimentando a bateria ou o motor elétrico.
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O sistema eRE básico impulsiona as rodas traseiras, enquanto o eRE+ adiciona um conjunto de engrenagens planetárias, diferencial e embreagem para suporte nas rodas dianteiras ou até mesmo tração integral completa.
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Esses sistemas modulares, definidos por software, são compatíveis com arquiteturas de veículos de 400 V ou 800 V.
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O eRE oferece entre 94 e 148 cavalos de potência, enquanto o eRE+ escala para 201 cv. As montadoras fornecem seus próprios motores e baterias, e a ZF cuida do restante da integração.
Essa abordagem visa estender a autonomia dos VEs sem recorrer a baterias maiores, o que é especialmente vantajoso para veículos de médio porte, picapes e vans, onde espaço e peso são preocupações significativas.
Uma Tendência Crescente na Indústria
A ZF não está sozinha nesse caminho. Outras grandes empresas do setor automotivo também estão explorando conceitos semelhantes:
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A Volkswagen revisou sua futura plataforma para veículos elétricos (SSP) para acomodar extensores de alcance opcionais, vendo um gerador alternativo como uma “rede de segurança” contra a queda na demanda por VEs.
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A Scout Motors, marca de veículos elétricos off-road do Grupo VW, está desenvolvendo seu próprio “Extensor de Alcance Harvester” para os futuros SUV Scout Traveler e a picape Terra, prometendo um alcance de até 800 km, com o motor a gasolina atuando estritamente como gerador.
O objetivo comum dessas iniciativas é claro: ampliar a autonomia por meio de arquiteturas mais inteligentes, em vez de apenas aumentar o tamanho das baterias.
A ZF planeja a adoção global de seu sistema, com fabricação iniciando em 2026 e foco nos mercados da Europa, China e América do Norte. Há rumores de que a BMW já esteja testando conceitos de extensores de alcance em seus veículos de teste a hidrogênio iX5. Além disso, a solução da ZF pode ser uma opção viável para retrofit em veículos existentes, tornando-a atraente para montadoras que não estão desenvolvendo plataformas de VEs do zero.
O que você acha dessa nova abordagem para resolver a questão da autonomia dos veículos elétricos?
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.