GM já trabalha para ter carros elétricos antigos; entenda!

A quantidade de carros elétricos nas ruas aumentou consideravelmente. Nos últimos anos, quase todas as marcas lançaram pelo menos um modelo equipado com esta tecnologia. Sem falar nos vários estudos existentes sobre o assunto. No entanto, algumas marcas estão indo além e planejam vender kits para carros elétricos antigos. Uma delas é a General Motors, que anunciou que irá ajudar na conversão dos mais diversos tipos de veículos.

carros elétricos antigos
Conceito Chevrolet E-10 (Foto: Divulgação/Chevrolet)

GM já trabalha para ter carros elétricos antigos

O anúncio da fabricante foi feito na semana passado. De acordo com o comunicado divulgado pela montadora, estes componentes estarão disponíveis para diversos tipos de veículos. De carros mais velhos até embarcações. Ela também ressalta que a estrategia pode permitir que a empresa possa expandir seu alcance e atingir um número maior (e mais diversificado) de clientes comerciais. 

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Conceito COPO Camaro (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Neste caso, ajudando estas organizações a atenderem à demanda por tecnologias de emissão zero. E estas demandas cresceram nos últimos tempos. Ao mesmo tempo, a marca esperar alcançar seus próprios objetivos de sustentabilidade. Estima-se que o faturamento com a venda de componentes de eletrificação pode chegar a US$ 20 milhões até o ano de 2030.

“A GM tem uma estratégia estabelecida, rede de integradores e acordos de co-desenvolvimento para aplicar uma ampla gama de componentes e soluções a uma ampla gama de clientes e casos de uso”, disse Travis Hester, vice-presidente de Operações de Crescimento de Veículos Elétricos da GM, em comunicado “À medida que empresas em muitos setores procuram reduzir seu impacto ambiental, a GM está posicionada de maneira única para servir como líder não apenas por meio de novos e emocionantes EVs em nossas marcas, mas por meio de aplicações de tecnologia adicionais, e estamos ansiosos para trazer clientes – existentes e novos – junto conosco em nossa jornada de emissões zero. ”, completou.

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Conceito Chevrolet K-5 Blazer E (Foto: Divulgação/Chevrolet)

A marca se torna mais uma empresa a investir na eletrificação. A Ford, por exemplo, mostrou neste ano um motor elétrico chamado Eluminator. Segundo a montadora, este propulsor pode gerar uma potência máxima de 285 cv e 43,9 kgfm. E qualquer pessoa pode comprá-lo. Ele custa US$ 3.900 e está a venda em lojas autorizadas e no site da Ford Performance.

Barcos, carros antigos, e veículos de aeroporto

Conceito Chevrolet E-10 (Foto: Divulgação/Chevrolet)

A General Motors divulgou alguns detalhes sobre os serviços e kits que ela pretende oferecer no futuro. Ao todo, quatro pilares importantes: Chevy Perfomance e Aftermarket, GM Powered Solutions, Ground Support Equipment e Marine Propulson. Um assunto bastante importante abordado pela empresa é que a instalação será feita por profissionais qualificados e treinados para fazer a substituição do motor a combustão.

E a marca já possui um pouco de experiência nesta área. A Chevrolet já mostrou alguns protótipos de carros elétricos antigos. Dentre eles, podemos destacar o E-10, o K-5 Blazer-E, o eCOPO Camaro e o Projeto X (uma colaboração com o eCreate Solutions Group da Cagmazzi Racing). Sem falar de um El Camino 1972. Estes itens poderãos ser lançados no mercado no ano que vem.

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Conceito Chevrolet Project X (Foto: Divulgação/Chevrolet)
Conceito Chevrolet Project X (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Mas não pense que os planos só envolvem carros. Outros tipos de veículos também serão beneficiados com estas soluções. Maquinas usadas em aeroportos, como tratores de bagagem, tratores de carga e entre outros também receberão tecnologias fornecidas pela GM. Sem contar que a GM pretende unir forças com a Pure Watercraft (do qual ela possui algumas ações) para o desenvolvimento e produção de embarcações elétricas.

Outras divisões também serão beneficiadas. Dentre elas, podemos destacar a BrightDrop, a GM’s Hydrotec, a Ultium Charge 360. A marca irá buscar implementar tudo aquilo que há de mais moderno em tecnologias EV. Isso não depende da geração de bateria ou química. Outros detalhes sobre sua estrategia serão divulgados em breve.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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