Nova Saveiro pode ganhar visual do VW Tera
Nova Saveiro pode ganhar visual do VW Tera. Veja o que já sabemos (e o que supomos) sobre a nova picape da Volkswagen para o Brasil.
A Volkswagen está preparando uma revolução no segmento de picapes leves no Brasil. A sucessora da Saveiro, provisoriamente chamada de Udara, promete chegar ao mercado em 2026 com um visual inspirado no SUV compacto Tera, recém-lançado pela marca. Produzida em São José dos Pinhais, no Paraná, a novidade vem para acirrar a briga com a líder Fiat Strada, apostando em design moderno, maior capacidade de carga e motores mais eficientes, como o 1.0 TSI.
Nova Saveiro pode ganhar visual do VW Tera
A atual geração da Saveiro, que está no mercado desde 2009 e já vendeu mais de 1,6 milhão de unidades desde 1982, é um dos modelos mais antigos da Volkswagen no Brasil. Para se adequar às novas regulamentações de emissões (oitava fase do Proconve) e encarar a forte concorrência, a montadora vai aposentar o motor 1.6 MSI e introduzir opções mais modernas.
A estrela da nova picape será o motor 1.0 TSI, já conhecido em outros modelos da VW, com versões de 116 e 128 cavalos. Essa mudança trará uma série de benefícios:
-
Maior economia de combustível.
-
Resposta mais rápida nas acelerações.
-
Menor emissão de poluentes.
-
Torque elevado em baixas rotações, ideal para transporte de cargas.
Além da transmissão manual de cinco velocidades, há especulações sobre a inclusão de um câmbio automático em versões mais equipadas, buscando um diferencial competitivo em relação à Fiat Strada.
Udara: A picape que une força e sofisticação
Com o codinome Udara, o projeto da Volkswagen é ambicioso: criar uma picape que combine praticidade e modernidade. A produção em São José dos Pinhais, onde o T-Cross já é fabricado, reforça o compromisso da empresa com o mercado brasileiro. A nova picape será construída sobre a plataforma MQB-A0, a mesma de T-Cross e Polo Track, mas com adaptações específicas para uso mais exigente.
Uma das grandes novidades será a suspensão traseira com eixo rígido e feixe de molas, garantindo maior robustez e capacidade de carga, características essenciais para competir com a Fiat Strada, especialmente nos setores agrícola e de serviços urbanos.
Design inspirado no Tera e cabine dupla com quatro portas
A grande aposta visual da nova picape é a inspiração no Tera, o SUV compacto que trouxe linhas modernas e agressivas para a Volkswagen.
A nova picape deve incorporar elementos da estrutura superior do Tera, como portas, colunas A e B, painel e bancos, o que ajuda a otimizar custos de desenvolvimento. A grande novidade, porém, será a cabine dupla de quatro portas, atendendo à crescente demanda por picapes que unam uso profissional e conforto para a família.
Com uma caçamba mais espaçosa e capacidade de carga ampliada (superando os 664 kg e 924 litros da Saveiro Robust atual), a Udara se posiciona como uma forte candidata a balançar o domínio da Fiat Strada no segmento. A Volkswagen planeja oferecer diferentes configurações, incluindo cabine simples e dupla, para atender a diversos perfis de consumidores.
Qual a sua expectativa para a nova picape da Volkswagen? Você acha que ela tem potencial para desbancar a Fiat Strada? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.