Nova Saveiro pode ganhar visual do VW Tera

Nova Saveiro pode ganhar visual do VW Tera. Veja o que já sabemos (e o que supomos) sobre a nova picape da Volkswagen para o Brasil.

A Volkswagen está preparando uma revolução no segmento de picapes leves no Brasil. A sucessora da Saveiro, provisoriamente chamada de Udara, promete chegar ao mercado em 2026 com um visual inspirado no SUV compacto Tera, recém-lançado pela marca. Produzida em São José dos Pinhais, no Paraná, a novidade vem para acirrar a briga com a líder Fiat Strada, apostando em design moderno, maior capacidade de carga e motores mais eficientes, como o 1.0 TSI.


Nova Saveiro pode ganhar visual do VW Tera

A atual geração da Saveiro, que está no mercado desde 2009 e já vendeu mais de 1,6 milhão de unidades desde 1982, é um dos modelos mais antigos da Volkswagen no Brasil. Para se adequar às novas regulamentações de emissões (oitava fase do Proconve) e encarar a forte concorrência, a montadora vai aposentar o motor 1.6 MSI e introduzir opções mais modernas.

A estrela da nova picape será o motor 1.0 TSI, já conhecido em outros modelos da VW, com versões de 116 e 128 cavalos. Essa mudança trará uma série de benefícios:

  • Maior economia de combustível.

  • Resposta mais rápida nas acelerações.

  • Menor emissão de poluentes.

  • Torque elevado em baixas rotações, ideal para transporte de cargas.

Nova Saveiro pode ganhar visual do VW Tera - Foto: Divulgação
Nova Saveiro pode ganhar visual do VW Tera – Foto: Divulgação

Além da transmissão manual de cinco velocidades, há especulações sobre a inclusão de um câmbio automático em versões mais equipadas, buscando um diferencial competitivo em relação à Fiat Strada.


Udara: A picape que une força e sofisticação

Com o codinome Udara, o projeto da Volkswagen é ambicioso: criar uma picape que combine praticidade e modernidade. A produção em São José dos Pinhais, onde o T-Cross já é fabricado, reforça o compromisso da empresa com o mercado brasileiro. A nova picape será construída sobre a plataforma MQB-A0, a mesma de T-Cross e Polo Track, mas com adaptações específicas para uso mais exigente.

Uma das grandes novidades será a suspensão traseira com eixo rígido e feixe de molas, garantindo maior robustez e capacidade de carga, características essenciais para competir com a Fiat Strada, especialmente nos setores agrícola e de serviços urbanos.


Design inspirado no Tera e cabine dupla com quatro portas

A grande aposta visual da nova picape é a inspiração no Tera, o SUV compacto que trouxe linhas modernas e agressivas para a Volkswagen. 

Picape com visual do Tera - Foto: Divulgação
Picape com visual do Tera – Foto: Divulgação

A nova picape deve incorporar elementos da estrutura superior do Tera, como portas, colunas A e B, painel e bancos, o que ajuda a otimizar custos de desenvolvimento. A grande novidade, porém, será a cabine dupla de quatro portas, atendendo à crescente demanda por picapes que unam uso profissional e conforto para a família.

Com uma caçamba mais espaçosa e capacidade de carga ampliada (superando os 664 kg e 924 litros da Saveiro Robust atual), a Udara se posiciona como uma forte candidata a balançar o domínio da Fiat Strada no segmento. A Volkswagen planeja oferecer diferentes configurações, incluindo cabine simples e dupla, para atender a diversos perfis de consumidores.


Qual a sua expectativa para a nova picape da Volkswagen? Você acha que ela tem potencial para desbancar a Fiat Strada? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA