Nova marca chinesa chega ao Brasil em julho em parceria com Renault
Conheça mais detalhes sobre a nova marca chinesa e o seu primeiro lançamento
A indústria automotiva brasileira ganhará mais uma marca chinesa. Trata-de da Geely que desembarca em terras tupiniquins por meio de uma parceria com a Renault.
Entenda mais detalhes da parceria entre Geely e Renault
A Renault deve atuar na fabricação e distribuição dos veículos chineses, conforme informações divulgadas na última quarta-feira (9).
O resultado dessa parceria deve ser colocado em prática já a partir de julho. No segundo semestre de 2025, 23 concessionárias da marca chinesa serão inauguradas em 19 cidades do Brasil.
A fabricante francesa, por sua vez, será responsável por controlar a administração da marca asiática em solo brasileiro.
Leia também:
-
Produção de veículos no Brasil enfrenta pior cenário desde a pandemia
-
Bilionário quer desafiar Elon Musk e poderá criar ‘nova Tesla’
-
Qual o maior valor da gasolina no governo Bolsonaro? Compare com Lula!
Conheça o lançamento da Geely
A estreia da Geely acontecerá por meio do lançamento do EX5. Trata-se de um SUV elétrico, que não teve os preços ou versões do modelo divulgados pela montadora.
Porém, sabe-se que o carro elétrico será um SUV médio com as seguintes dimensões:
-
4,62 metros de comprimento
-
1,90 m de largura
-
1,67 m de altura
-
2,75 m de entre-eixos.
Para se ter uma ideia, esse modelo tem 8 centímetros de comprimento a menos que o BYD Song Plus.
Interior do EX5
Por dentro, o modelo da marca chinesa terá central multimídia grande, painel digital e poucos botões, que são bastante característicos dos veículos asiáticos. Entre os principais diferenciais, vale citar a tela, que vem equipada com 15,4 polegadas e um assistente virtual que corresponde a 200 comandos de voz.
Conjunto mecânico do EX5
O coração do carro chinês sai de fábrica com motor elétrico de 218 cv de potência e 32,6 kgfm de torque. Com uma bateria de 60,2 kWh de capacidade, este modelo poderá render até 530 km no ciclo chinês. Contudo, é importante destacar que essa análise costuma ser maior que o Inmetro.
Equipamentos do EX5
O carro elétrico terá teto solar panorâmico, pacote ADAS completo e faróis de LED.
Conheça a Geely
Apesar de ser nova no mercado brasileira, a Geely é uma das mais importantes marcas da indústria asiática. Em 2024, emplacou 2,17 milhões de unidades no mundo. A ideia é expandir sua operação na América do Sul.
Ela também é proprietário das marcas Volvo e Zeekr. Porém, terá envolvimento somente com a Renault no mercado brasileiro.
Sobre a parceria, a Renault pode fabricar veículos híbridos e elétricos para a chinesa em sua fábrica de São José dos Pinhais (PR). De acordo com o CEO da montadora francesa, Luiz Pedrucci, essa etapa está em fase de aprovação.
Até lá, a ideia é que o modelo será importado da China. Ele deve entrar no mercado brasileiro pelo Porto de Paranaguá, que também está situado no Paraná.
Vendas dos carros da Geely
A Renault será responsável pela venda dos veículos. Porém, os pontos de vendas terão separação física. Aliás, esse modelo de negócio é bastante semelhante à operação das marcas da Stellantis que compartilham a mesma rede.
Luiz Pedrucci, durante a apresentação do SUV, informou que:
“Vamos construir uma rede dedicada. Alguns pontos serão independentes e outros onde existem lojas da Renault. Haverá, claramente, uma separação. Posteriormente, as duas marcas serão concorrentes”,
Já Michael Gao, general manager da Geely, trouxe mais detalhes sobre essa parceria.
“A Renault conhece bem o mercado brasileiro e o público local. Eles têm mais de 25 anos de experiência e a estrutura. Assim, a Geely chega com uma resguarda desde o primeiro dia”, explica.
Além da Geely, a indústria automotiva nacional conta com outras marcas chinesas, como: BYD e Caoa Chery.
E você, como avalia o lançamento de mais uma marca chinesa no mercado brasileiro? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360.
Leia também: Novo Gol? Conheça a releitura do ícone da Volkswagen