Nova geração do etanol aditivado Grid promete reduzir corrosão em motores

O etanol aditivado Grid passou por mudanças e ganhou uma nova tecnologia de aditivação; veja as vantagens de utilizar este combustível

O etanol aditivado Grid, da Petrobras, passou por mudanças e ganhou uma nova tecnologia de aditivação. A Vibra, distribuidora de combustíveis e companhia multienergia, lança a nova geração do biocombustível no fim deste mês, nos postos Petrobras. Ele chega para se juntar à nova geração das gasolinas Petrobras Grid e Petrobras Podium, lançadas em fevereiro.

Saiba como o etanol aditivado Grid reduz a corrosão em motores

Etanol aditivado Grid (Foto: Divulgação/Vibra)

A nova geração do etanol aditivado Grid traz a tecnologia batizada de Tecno 3, que possui uma seleção reformulada de aditivos, que agregam propriedades não existentes no etanol comum. 

Desenvolvida em parceria com a gigante química alemã Basf, a fórmula proporciona limpeza, proteção e economia, por contribuir para um menor gasto com a manutenção do motor. A Tecno 3 inclui ainda os mais avançados modificadores de fricção, detergentes e anticorrosivos.

“O blend de aditivos foi criado exclusivamente para a realidade do produto vendido no Brasil. Desenvolvido ao longo de 2021 e testado em laboratórios da Alemanha, foram necessárias muitas horas de trabalho para chegar à fórmula ideal que atendesse não apenas os motores, mas principalmente as especificações técnicas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)”, afirma o engenheiro e analista sênior de Marcas e Produtos da Vibra, Eduardo Alcazar.

A nova fórmula reduz a formação de depósitos de resíduos e remove os já existentes, o que foi comprovado por meio de testes de detergência realizados em motores, segundo a Petrobras. É normal e esperado que qualquer combustível comum gere depósitos em partes do motor, principalmente as válvulas e a tecnologia de aditivação minimiza esse problema. 

“Em nossos testes demonstramos que a nova geração do etanol Grid remove até 52% desses depósitos. Esses testes confirmaram o que outros estudos publicados já haviam indicado: o etanol comum, assim como outros combustíveis, também forma depósitos em válvulas de admissão e em injetores. Isso se deve ao fato de que, independentemente do combustível, existe uma névoa de lubrificante circulando até a câmara de combustão que contribui para esses depósitos”, ressalta Alcazar.

Dessa forma, o etanol aditivado Grid traz alto nível de proteção contra a corrosão. O novo produto promoveu proteção de 100% contra ferrugem, enquanto nos testes realizados o etanol comum foi responsável por 25 a 50% de ferrugem no corpo de prova. 

Etanol aditivado reduz a corrosão do motor do carro (Foto: Shutterstock)

Nos testes de desgaste, a nova tecnologia diminuiu em até 36% o desgaste entre peças metálicas quando comparado com o etanol comum. A redução de atrito também é considerável quando comparado com o etanol comum: 40% menos fricção, demonstrando uma expressiva melhora na lubricidade do etanol. 

Todos estes fatores geram uma maior economia na manutenção do automóvel e uma maior eficiência em seu desempenho, além de maior rendimento.

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Paulo Silveira Lima
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Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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