Nova CNH já está em vigor; esclareça 5 dúvidas sobre novo modelo da habilitação

esclareça 5 dúvidas sobre o novo modelo da habilitação
esclareça 5 dúvidas sobre o novo modelo da habilitação. (Foto: Unsplash)
publicidade

Desde o dia 1º de junho, entrou em vigor o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação, a nova CNH. O documento conta com mudanças no visual com o intuito de ser mais seguro. Porém, a alteração ainda provoca dúvidas em alguns motoristas, esclareça.

Veja o que mudou na nova CNH
Veja o que mudou na nova CNH (Foto: Divulgação)
publicidade

Nova CNH: esclareça 5 dúvidas sobre o novo formato do documento

Desde o início do mês a nova CNH começou a ser emitida pelos Departamentos Estaduais de Trânsito, os Detrans. Porém, as mudanças podem causar algumas dúvidas. Para isso, o Garagem360 esclarece 5 dúvidas sobre o novo formato da Carteira Nacional de Habilitação, confira!

1 – O que tem de diferente na nova CNH?

A partir das atualizações, o modelo agrega informações em outras línguas, como o inglês e o espanhol, o que facilita o uso do mesmo em outros países, onde o documento é válido.

VEJA TAMBÉM

Além disso, ele conta com novas cores, em tons de verde e amarelo, e ilustrações gráficas que exibe quais as categorias o motorista está apto a dirigir.

publicidade

O novo formato também possibilita que o motorista insira o nome social (como as pessoas transgêneros e travestis preferem ser chamadas) para quem tem este item na Carteira de Identidade.

Outra inovação é a opção do condutor acrescentar a filiação afetiva, que é o reconhecimento de paternidade ou maternidade independentemente de fatores genéticos.

publicidade

Outra mudança que agrega o novo formato, é que a CNH Definitiva exibe a letra D, enquanto a provisória exibe a letra P.

Por fim, o código internacional similar ao utilizado em passaportes também consta no novo modelo. Chamado de MRZ( Machine Readable Zone ou Zona Legível por Máquina), a opção permite ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros.

Veja o que mudou na nova CNH
Ilustrações exibem a categoria permitida (Foto: Divulgação)
publicidade

2 – Quais atributos deixam o documento mais seguro?

Uma das justificativas usadas para validar as mudanças foi a segurança. De acordo com o Contran, algumas atualizações foram feitas para dificultar a falsificação da CNH.

Nesse sentido ela possui alguns itens gráficos, similar ao que é usado nas notas de dinheiro. Além disso, ela é impressa com tinta fluorescente, e conta com detalhes visíveis apenas com luz ultravioleta.

3 – Preciso emitir uma nova guia do documento?

Sobre a emissão, é importante lembrar que o antigo documento também possui vigência. Dessa forma, as atualizações serão feitas conforme as renovações, bem como a emissão das Permissões para Dirigir.

publicidade

Ou seja, caso a data de validade da sua CNH esteja próxima, a emissão da nova já será com base no novo documento.

Porém, caso a sua Carteira Nacional de Habilitação vença apenas em 2023 ou nos próximos anos, o documento antigo permanece válido, e a emissão de um novo, antes do prazo de validade do documento será opcional.

4 – Versão digital continua valendo?

Sim. As mudanças não alteraram a validade do documento digital. Dessa forma, ele mantém a mesma legalidade jurídica que o formato impresso.

publicidade

A CNH Digital pode ser acessada através do QR Code disponível no documento físico e baixada através do aplicativo CDT, a Certeira Digital de Trânsito.

5 – Mudou o prazo de validade?

A validada da nova CNH também não foi alterada com as mudanças feitas no início do mês. Porém, ela segue o sistema adotado em abril de 2021, onde o prazo é alterado conforme a idade do condutor.

Ou seja, para motoristas até 50 anos, o prazo de validade é de 10 anos. Já para condutores de 50 a 69 anos a validade cai para 5 anos, enquanto para motoristas de 70 anos ou mais, a validade é de 3 anos.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade
Veja o que mudou na nova CNH
Validade é alterada de acordo com a idade do motorista (Foto: Freepik)

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar