O novo documento entrou em vigor desde o início do mês passado. A partir das modificações, a nova CNH 2022 ficou mais segura, mais informações e novos idiomas. Veja todos os detalhes e como solicita.
Nova CNH 2022 já pode ser solicitada, mas a troca não é obrigatória antes do vencimento
Desde o dia 1º de junho está em vigor o novo formato da Habilitação Nacional de Trânsito, a CNH. Conforme explica a Senatran, as mudanças deixam o documento mais seguro. Porém, é importante destacar que a troca imediata não é necessária. Os documentos atuais permanecem válidos até a data de vencimento.
Como exemplo, caso a sua CNH vença em janeiro de 2023, a substituição do documento atual para o novo modelo esse ano, não é necessária.
VEJA TAMBÉM
As mudanças estavam previstas desde dezembro de 2021, quando o Conselho Nacional de Trânsito publicou a Resolução nº 886, que regulamenta as especificações, produção e expedição da CNH.
Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito, a Senatran, o documento agora está “mais moderno” e, cumprindo determinações legais, possibilita o uso do nome social e da filiação afetiva do condutor que assim desejar.
Foi também incorporado um código internacional utilizado nos passaportes, que permite ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros.
Além disso, a atualização agregou informações em outras línguas além como português, como o inglês, algo facilitará o uso do documento em outros países.
Conforme previsto na resolução, a nova versão da carteira de motorista traz uma tabela para identificar os tipos de veículos que o condutor está apto a conduzir, bem como informações sobre o exercício de atividade remunerada do motorista e possíveis restrições médicas, como o uso de óculos, por exemplo.
A nova CNH também ficou mais colorida. Além do verde, terá também o amarelo e novos elementos gráficos para dificultar a falsificação e fraudes.
Como solicitar a nova habilitação
A substituição da CNH não é obrigatória. Ela será implementada de forma gradual para novas habilitações, na medida em que os condutores venham a renovar, bem como em casos da emissão de primeira via para condutores iniciantes.
No entanto, caso você deseje solicitar o novo documento antes do prazo de vencimento, também é possível, através da segunda via. Porém, o serviço não é gratuito, e cada Departamento Estadual de Trânsito, os Detrans, adotam regras diferentes para segunda via de documentos não vencidos.
No Rio de Janeiro por exemplo, caso você queira substituir o formato antigo pelo novo antes do vencimento, é possível.
Já em São Paulo, caso a segunda via da CNH seja solicitada antes do vencimento do documento, a habilitação que lhe será entregue ainda obedecerá o formato antigo. No estado somente os documentos realmente vencidos conseguem realizar a substituição.
Formato digital continua valendo
Também é válido destacar que o formato digital do modelo também permanece em vigor. O documento tem um QR Code e pode ser expedido nos formatos físico, digital ou ambos.
Nesse sentido, a posse digital da Carteira Nacional de Habilitação possui a mesma validade jurídica que o documento físico.
Para baixar a CNH, bem como utilizar a CNH, mesmo sem acesso a internet, basta baixar o documento no CDT, a Carteira Digital de Trânsito. No aplicativo também é possível baixar o CRLV, o Certificado de Registro e Licenciamento do carro.