Nova Autolatina? Volkswagen e Ford estudam aliança global

Os grupos Volkswagen e Ford estudam uma nova parceria. As duas companhias divulgaram que assinaram um Memorando de Entendimento e planejam uma aliança.

Os grupos Volkswagen e Ford estudam uma nova parceria. As duas companhias divulgaram que assinaram um Memorando de Entendimento e estão planejando uma aliança estratégica. O objetivo é fortalecer a competitividade de cada empresa. No entanto, não está previsto que haja aportes financeiros entre as duas montadoras, nem trocas de ações.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Segundo o comunicado, as empresas estão explorando projetos potencias em diversas áreas. Inclusive, Ford e Volkswagen estudam desenvolver veículos comerciais em conjunto.”A Ford está comprometida em melhorar a sua condição como negócio e utilizar modelos de negócios adaptativos, o que inclui trabalhar com parceiros para melhorar a nossa efetividade e eficiência”, afirma Jim Farley, presidente de Mercados Globais da Ford.

LEIA MAIS: Novo BMW Série 8 Coupé é revelado oficialmente: veja os detalhes

Gol, Uno e Escort: veja os carros mais populares no ano do tetra (1994)

Para o Dr. Thomas Sedran, diretor do Grupo de Estratégia da Volkswagen, a parceria é fundamental para a estratégia 2025 da marca alemã. “Os mercados e a demanda dos clientes estão mudando a uma velocidade incrível. Ambas empresas já possuem posições fortes e complementares em diferentes segmentos de veículos comerciais. Para nos adaptarmos a este ambiente desafiador, é de extrema importância ganhar flexibilidade por meio de alianças”, diz.

Autolatina

Volkswagen e Ford já tiveram uma união há algumas décadas no Brasil. Em 1987, as duas companhias criaram a Autolatina, que anunciou o divórcio em 1994, mas só se separaram em 1996. A união rendeu diversos projetos conjuntos, como  os VW Apollo, Logus e Pointer, e o Ford Versailles. As empresas também compartilhavam motores. Por isso existem alguns exemplares do Gol com propulsor CHT e do Escort com o AP sob o capô.

‘Casamentos’

Na galeria, confira como está atualmente a divisão dos grupos automotivos pelo mundo.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA