Tags

Notícias

Nissan testa carro totalmente autônomo nas ruas de Tóquio

Créditos: Foto: Divulgação
27 outubro, 2017
Maria Beatriz Vaccari


As ruas de Tóquio, no Japão, viraram palco de mais um teste de carros autônomos. Desta vez, a estrela foi o sedã esportivo Nissan Infinity Q50 equipado com tecnologia ProPILOT – a mais avançada desenvolvida pela montadora até agora. O automóvel assumiu o controle da condução e percorreu ruas, avenidas e vias expressas do maior centro urbano do país asiático sem o auxílio de um motorista humano.

LEIA MAIS: Em caso de batida ou atropelamento com carros autônomos, de quem é a culpa?
Grupo PSA vai permitir que motoristas de passeio testem seus carros autônomos

O sistema do carro funciona por meio de uma inteligência artificial, que coleta dados enviados por 12 sonares, 12 câmeras, nove radares de ondas milimétricas, seis escâneres a laser e mapas em alta definição. Esses recursos ajudam o veículo a dirigir em segurança até nas situações mais desafiadoras, como casos de objetos na pista e cruzamentos perigosos.

“Nosso protótipo de última geração do ProPILOT demonstra a tecnologia que estará disponível para uso real a partir de 2020. A demonstração feita hoje é mais um exemplo do trabalho bem-sucedido que estamos fazendo para criar a condução autônoma para todos no futuro”, contou Takao Asami, vice-presidente sênior responsável pela área de pesquisa e engenharia avançada na Nissan.

Na galeria, veja alguns modelos autônomos testados ao redor do mundo:

 

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.