Não se anime muito: novo Carro Popular não será tão popular como você pensa
Já ouviu aquele ditado, ''quando a esmola é demais, o santo desconfia"? Pois bem, ele vale para o novo carro popular no Brasil.
Já ouviu aquele ditado, “quando a esmola é demais, o santo desconfia”? Pois bem, ele cabe perfeitamente para os desdobramentos do novo carro popular no Brasil.
Carro popular, mas nem tanto
Conforme amplamente veiculado nos últimos dias, o Governo Federal organiza proposta de redução do preço dos carros mais acessíveis do mercado.
Desta forma, o “novo carro popular” teria diminuição nos valores dos modelos de entrada de algumas montadoras atuais do mercado nacional.
Porém, a proposta animadora pode não ser bem o que parece, já que o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), pasta que comanda o tema, não vê possibilidades de reduções tão grandes nos valores atuais.
Desta maneira, a diminuição no valor dos carros mais acessíveis do mercado seria, no melhor dos cenários, de menos de R$ 10 mil.
Com as atualizações, espera-se agora que os novos carros populares tenham preços na casa dos R$ 60 mil.
Acordo com as montadoras não será suficiente?
O reajuste no preço dos modelos mais baratos do mercado, que chegou a ter perspectiva de preço de até R$ 50 mil parece ter caído por terra.
Nem mesmo os esforços que as montadoras demostraram estarem dispostas a fazerem, com a simplificação dos modelos, parece ser o suficiente para popularizar de fato os veículos de entrada de algumas montadoras.
Recentemente, o Governo Federal sinalizou às fabricantes que buscaria reduzir os impostos que impactam na produção dos veículos a fim de obter cooperação pela diminuição do preço final dos automóveis.
Apesar do banho de água fria na população, o Governo espera anunciar na próxima quinta-feira (25) os valores dos “novos carros populares”.
O anúncio ocorrerá na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), na capital paulista, em evento que homenageará o Dia da Indústria.
Atual preço dos modelos mais baratos
Atualmente os carros 0 km mais acessíveis do mercado são hatches da Renault e da Fiat, respectivamente.
Tanto Renault Kwid quanto Fiat Mobi, custam no momento, R$ 68.990, e são os únicos abaixo dos R$ 70 mil.
Até o dia 21 de maio, a Peugeot também inclui o seu modelo de entrada 208, como um dos mais baratos do país.
Dentro desse prazo, o hatch custará sob condições especiais, R$ 68.990, mesmo valor dos concorrentes da Renault e Fiat. Antes da promoção, o modelo tinha preço de R$ 79.990.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.