Não saia para uma viagem de carro sem antes conferir esse checklist
Conheça os principais cuidados com pneus antes de seguir viagem
Se você pretende viajar de carro neste final de ano ou nas férias de janeiro, não pule este artigo. A seguir, o Garagem360, junto com a Bridgestone, traz todos os detalhes que você deve conferir no carro antes de pegar estrada. Acompanhe e garanta um percurso mais seguro.
Checklist para viagem de carro: 5 cuidados com os pneus
1- Revise os pneus
Esse é um dos principais itens quando se fala sobre viagens de carros, uma vez que os pneus têm influência direta em todo o comportamento dinâmico de um veículo.
Quando estão em boas condições, conferem aproveitamento total não só dos sistemas de suspensão, mas também de outros itens como:
-
Transmissão
-
Direção
-
Tração
-
Frenagem
Como resultado, você aumenta a sua segurança e dos outros componentes do veículo.
E, engana-se quem pensa que a manutenção preventiva contribui apenas para a sua segurança. Pelo contrário, ele aumenta significativamente a vida útil do pneu.
2- Calibre os pneus
Entre os principais benefícios da calibragem do pneu, destacam-se:
-
Oferece boa condição de rodagem
-
Provoca menor desgaste
-
Confere boa dirigibilidade
-
Resulta em menor consumo de combustível
Sobre esse assunto, o Garagem360 orienta que você verifique a pressão dos pneus semanalmente.
Além disso, respeite a calibragem indicada pelo fabricante do carro. Outros conselhos devem ser seguidos durante essa etapa, como:
-
Calibrar com os pneus frios, optando por um posto não mais do que 2 km de sua residência
-
Incluir o estepe neste processo. A propósito, ele deve ser calibrado com uma pressão maior. Especialistas indicam até 5 psi acima dos demais.
Leia também: Como calibrar o pneu do carro em 8 passos
3- Programe o alinhamento e balanceamento
Ao lado da calibragem, o alinhamento e balanceamento contribuem para que os pneus rodem com segurança e economia. Em paralelo, evitam um desgaste irregular e garantem a estabilidade e melhor dirigibilidade do automóvel.
Leia também:
4- Nunca se esqueça do rodízio de pneus
De maneira resumida, a inversão das posições entre os pneus dianteiros e os traseiros busca equalizar o desgaste e garantir uma vida longa e uniforme a eles. Esse processo deve ser feito periodicamente e conforme o manual do veículo.
5- Troque os pneus
“Prevenir é melhor do que remediar”. Esse ditado popular é ainda mais importante quando o assunto é pneus, uma vez que, quanto mais desgastados, mais eles influenciam negativamente em sua segurança na pista.
Tendo isso em mente, caso observe a presença de bolhas, rasgos ou perfurações, recomenda-se que você faça a troca imediatamente, combinado?
Aproveite para conferir: 5 carros que dá para dormir dentro numa viagem de casal e economizar na hospedagem