Não foi só com o VW Polo; veja campanhas de carros também criticadas

A montadora alemã desenvolveu uma campanha para o VW Polo, onde ilustra um casal homossexual, no entanto, houve quem não aceitou tão bem a história. Porém, o caso não se restringe ao hatch, veja outros exemplos de campanhas de carros da Volkswagen com divulgações criticadas.

Veja campanhas de carros da Volkswagen que geraram polêmicas para a marca
Veja campanhas de carros da Volkswagen que geraram polêmicas para a marca (Foto: Divulgação)

Campanhas de carros que causaram polêmica: veja outros exemplos além do VW Polo

Aqui no Garagem360, já explicamos a polêmica por trás da campanha do VW Polo. Estrelada por um casal homossexual, a divulgação publicitária não foi bem vista por muitos defensores da tradicional família brasileira, ou, por simplesmente não se identificar com o caso.

Porém, ao contrário do que muitos imaginam, campanhas mais antigas também causaram certa polêmica durante as épocas de divulgação, veja exemplos:

VEJA TAMBÉM

Volkswagen Gol G3 foi divulgado com o auxílio de mulher pelada

Quando lançou o famoso compacto Gol G3, a montadora alemã utilizou de um artifício bem comum para época: a nudez feminina atrelada à sexualidade. No entanto, mesmo que “comum” para os tempos mais antigos, a campanha foi duramente criticada.

Enquanto comentava os atributos do novo veículo da montadora, a mulher da campanha aparece nua com tarjas pretas nas partes íntimas e, a cada momento que fala de mais itens que compunham o carro, mais peças de roupas eram agregadas.

Kombi também entra para a lista dos campanhas de carros que geraram polêmica para a marca

Outro veículo da Volkswagen que deu o que falar foi a nova Kombi, lançada em 1997. Novamente, a marca utilizou de artifícios ligados à sexualidade feminina, só que com o agravante de envolver crianças na cena.

A peça publicitária desenvolvida pela montadora inicia com dois meninos conversando, aparentemente em uma escola. Na cena, um deles comenta que quando crescer quer ter um carro importado e conversível.

Após o comentário, corta a cena, e aparece a cena do mesmo menino dirigindo o carro dos sonhos, de terno e gravata, e com uma mulher (adulta) ao seu lado, dando a entender que o veículo faria com que a criança também conquistasse a mulher.

De volta à realidade, seu colega comenta que quando crescer não quer ter um conversível, e sim uma Kombi.

Novamente, a cena corta para o imaginário da criança. Dessa vez, o cenário é o interior do novo modelo da montadora, onde o menino conduz o carro todo alegre, com várias mulheres ao redor, fazendo alusão ao bom espaço da Kombi.

O comercial é encerrado com uma voz dizendo ao fundo “Nova Kombi, novo design, muito mais espaço interno.”

 E o VW Polo: hatch foi criticado por utilizar casal gay em foto

Certamente, os comerciais citados não teriam espaço na sociedade atual. Porém, isso não significa que as divulgações da Volkswagen deixaram de causar polêmica.

Ao contrário das campanhas citadas, de forma mais recente, a Volkswagen apenas utilizou um casal homossexual para estrelar uma foto de divulgação do VW Polo. Porém, a campanha não foi bem aceita, mesmo que não haja elementos sexuais na cena, ou que envolvam crianças.

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar