Há 30 anos, Muro de Berlim caia: relembre carros do mundo socialista
Em 9 de novembro de 1989, a Alemanha iniciava seu processo de reunificação. Naquela noite, os alemães derrubaram o muro que dividia Berlim...
Em 9 de novembro de 1989, a Alemanha iniciava seu processo de reunificação. Naquela noite, os alemães derrubaram o muro que dividia Berlim, colocando fim, ainda que simbolicamente, à divisão oriental e ocidental do país germânico. O evento também contribuiu para o colapso da União Soviética, que chegaria ao fim em 1991.
Porém, durante as décadas em que os regimes socialistas comandaram esses países, diversos carros foram feitos por indústrias locais. Na galeria, relembre alguns modelos que fizeram sucesso na Alemanha Oriental, URSS, Tchecoslováquia, e Polônia.
LEIA MAIS: Queda do muro de Berlim completa 30 anos: relembre o Trabant, carro símbolo da Alemanha Oriental
Carros do mundo socialista
- Produzido pela VEB Sachsenring, o Trabant começou a ser fabricado em 1957, na Alemanha Oriental. Depois da queda do muro de Berlim, o modelo foi rejeitado por muitos proprietários | Foto: davocano via VisualHunt / CC BY
- Trabant 601 Universal |Foto: Divulgação
- Trabant | Foto: magro_kr via VisualHunt.com / CC BY-NC-ND
- Trabant | Foto: fortinbras via Visualhunt / CC BY-NC-SA
- O Lada Laika (ou Riva), produzido com base no Fiat 124, é um dos veículos da russa AvtoVAZ | Foto: davocano via Visual hunt / CC BY
- Lada Laika (Riva) | Foto: davocano via Visual hunt / CC BY
- Lada Laika (Riva) | Foto: Keijo K. Knutas via VisualHunt / CC BY-NC
- Lada 1200, uma das várias fases do Laika |Foto: Divulgação
- Lada 1200, uma das várias fases do Laika |Foto: Divulgação
- Lada Samara foi um dos modelos vendidos no Brasil |Foto: Divulgação
- Apelidado de “jipe russo”, o Lada Niva também era uma das invenções da montadora AvtoVAZ. Desde 1977, o modelo foi fabricado em várias versões | Foto: STI Performance via Visual hunt / CC BY-SA
- Lada Niva | Foto: dave_7 via VisualHunt.com / CC BY
- Lada Niva | Foto: dave_7 via VisualHunt / CC BY
- Lada Niva | Foto: NielsdeWit via Visualhunt.com / CC BY
- Fiat 126: embora tenha sido projetado pela marca italiana, ele fez sucesso na Polônia |Foto: Divulgação
- Fiat 126 |Foto: Divulgação
- O Wartburg 353 foi outro modelo feito por uma marca da Alemanha Oriental |Foto: Divulgação
- Wartburg 353 Tourist |Foto: Divulgação
- Wartburg 1.3 |Foto: Divulgação
- Produzido pela montadora polonesa FSO, o Polonez usava alguns componentes do Polski 125p, da Fiat. Passando por diferentes versões, o modelo foi fabricado de 1978 a 1997 | Foto: photobeppus via Visual hunt / CC BY-SA
- FSO Polonez | Foto: photobeppus via Visualhunt / CC BY-SA
- FSO Polonez | Foto: junktimers via Visualhunt / CC BY-NC-ND
- FSO Polonez | Foto: junktimers via Visualhunt.com / CC BY-NC-ND
- O modelo 69 foi produzido pela montadora soviética Gaz entre 1953 e 1956. Depois, entre 1956 e 1972, o jipe foi fabricado pela russa UAZ | Foto: junktimers via VisualHunt.com / CC BY-NC-ND
- Gaz 69 | Foto: magro_kr via Visualhunt / CC BY-NC-ND
- Gaz 69 | Foto: granada_turnier via Visual Hunt / CC BY
- Gaz 69 | Foto: 270862 via VisualHunt / CC BY-ND
- Fabricado pela montadora ucraniana LuAZ, o 969 era um dos modelos 4×4 do regime socialista. Ele foi fabricado durante a década de 1970 | Foto: Wikimedia/Thomas doerfer
- LuAZ 969 | Foto: Wikimedia/DL24
- LuAZ 969 | Foto: Wikimedia/VargaA
- O Tatra 603 foi produzido na República Socialista da Tchecoslováquia entre 1956 e 1962. O veículo era usado apenas pela elite | Foto: kamienok via Visual Hunt / CC BY-NC-SA
- Tatra 603 | Foto: photobeppus via Visualhunt.com / CC BY-SA
- Tatra 603 | Foto: photobeppus via Visualhunt.com / CC BY-SA
- Tatra 603 | Foto: andreboeni via Visualhunt / CC BY
- Tatra 603 |Foto: Divulgação
- Fabricado pela Gaz, montadora da União Soviética, o Volga ainda é bastante comum na Rússia. O modelo foi produzido entre 1955 e 2010 | Foto: W.Grabar via Visual hunt / CC BY-NC
- Gaz Volga | Foto: W.Grabar via Visual Hunt / CC BY-NC
- Gaz Volga | Foto: W.Grabar via Visualhunt.com / CC BY-NC
- Gaz Volga | Foto: Hobo Matt via VisualHunt / CC BY-NC-SA
- O Yugo, também conhecido como Zastava Koral, foi produzido na Iugoslávia pela montadora Zastava. O carro pequeno estreou em 1978 e foi repaginado até 2010, quando saiu de linha | Foto: MSVG via VisualHunt / CC BY
- Yugo (Zastava Koral) | Foto: irina slutsky via Visual Hunt / CC BY
- Yugo (Zastava Koral) | Foto: MSVG via Visual Hunt / CC BY
- Yugo (Zastava Koral) | Foto: dave_7 via VisualHunt / CC BY
- O Moskvich 412 era ideal para famílias russas. O modelo foi produzido entre 1967 e 1975 | Foto: ViewPix69 via Visualhunt / CC BY
- Moskvich 412 | Foto: sergey245x via Visual Hunt / CC BY
- Moskvich 412 | Foto: sergey245x via Visualhunt.com / CC BY
- Moskvich 412 | Foto: Eugenie VASILYEFF via Visualhunt / CC BY