MP cobra melhoria nos serviços do Detran-DF; saiba os motivos

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) cobrou do Departamento de Trânsito (Detran-DF) a necessidade de aprimorar os serviços, comunicação e transparência das taxas da autarquia. A decisão foi tomada após a Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) ter recebido diversas queixas de usuários insatisfeitos com a qualidade dos serviços.

O principal motivo das reclamações é quanto à inconsistência dos serviços no meio digital. Usuários relatam não conseguir acessar os serviços virtuais por instabilidade no sistema de tecnologia. Devido a isso, na última quinta-feira (20), integrantes do MPDFT se reuniram com representantes do Detran-DF para abordar a qualidade, segundo relata o jornal Correio Braziliense.

Como foi a reunião para cobrar a melhoria nos serviços do Detran-DF

Detran-DF (Foto: Divulgação)

De acordo com o periódico, os representantes do Detran-DF reconheceram a necessidade de melhoria. A autarquia está sob nova direção desde agosto de 2022 e os dirigentes informaram que o órgão espera nomear, até o primeiro semestre de 2023, mais 123 técnicos e analistas de atividades de trânsito aprovados em concurso público, ainda em aberto, para reposição do quadro de pessoal.

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No fim da reunião, os representantes do Detran-DF se comprometeram a realizar, nos próximos meses, o planejamento estratégico do órgão. Eduardo Sabo, procurador distrital dos Direitos do Cidadão apontou a necessidade de transparência em relação aos valores pagos pelos usuários. Segundo ele, o MPDFT irá verificar como é formado o preço de cada um dos serviços colocados à disposição do público.

Reclamações de usuários são antigas

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Motorista reclamam de demora na emissão da CNH (Foto: Reprodução)

O MPDFT já havia se reunido com o Detran-DF no último mês de maio, devido às reclamações registradas por cidadãos sobre o atendimento presencial e à emissão da CNH. Na ocasião, os representantes do departamento de trânsito reconheceram a existência de problemas na confecção do documento, mas garantiram aos procuradores que a questão estava sendo resolvida.

O Detran-DF informou que estava aprimorando o sistema de atendimento para agilizar o serviço presencial e também que iria melhorar os serviços disponibilizados pelos canais digitais.

Com informações do Correio Braziliense.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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