Motos irregulares são alvo de fiscalização no RJ

A força-tarefa do governo do Estado do Rio de Janeiro – que reúne agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RJ), do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro-RJ), Policias Militar (PM) e Civil (PC) – para reprimir a circulação de motos sem placas e de veículos irregulares ampliou o número de operações diárias, passando de seis para oito. 

Agora, além da capital e de Niterói, chega à Baixada Fluminense. Os primeiros municípios da região contemplados com a medida conta motos irregulares, já nesta quarta-feira (9), são Duque de Caxias e Mesquita. 

Saiba mais sobre a fiscalização de motos irregulares no RJ

Segundo o CTB, pilotar sem capacete leva à suspensão da CNH (Foto: Reprodução/Facebook)

As operações de fiscalização estão programadas para todos os dias da semana, de segunda-feira a domingo, nos turnos da manhã, da tarde e da noite. Nos próximos dias, as ações serão desenvolvidas em vários locais da Baixada – como Miguel Couto, Vila São Luiz, K11, Vinte e Cinco de Agosto, Centro de Nova Iguaçu, entre outros.

As operações de fiscalização de motos irregulares registram números bem expressivos. Desde o início das ações, no dia 18 de julho último, já foram realizadas 560 operações, com 36.494 abordagens, 25.736 autuações, 5.046 motos rebocadas e 230 Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) recolhidas por motivos diversos – vencidas, cassadas ou suspensas ou com o motociclista sem capacete.

Outros dados relevantes do balanço de três meses e meio das operações de fiscalização são: 1.496 automóveis removidos, quatro motos roubadas recuperadas, duas vans e um caminhão recolhidos ao depósito por irregularidades.

Veja quais são as cinco principais infrações registradas nas operações de fiscalização de veículos irregulares: 

  1. Licenciamento atrasado do veículo; 
  2. Condução de veículo sem possuir CNH ou permissão para dirigir; 
  3. Veículo com sistema de iluminação ou sinalização alterado; 
  4. Veículo em mau estado de conservação; 
  5. Veículo sem placa ou com placa adulterada.

As operações nesta quarta-feira (9) acontecerão, ao longo do dia, em localidades da capital e de Niterói – como Ramos, Morro do Estado, Humaitá, Jardim América, São Conrado e Pechincha, em Jacarepaguá – além dos municípios da Baixada Fluminense já citados.

Operações também buscam armas, drogas e foragidos

Além de motos irregulares, operações visam à apreensão de drogas (Foto: PRF)

Diariamente, são mobilizados cerca de 20 agentes do Detran-RJ, PM, PC e Detro-RJ, em cada uma das operações. Para dar mais transparência aos procedimentos, os policiais militares estão atuando com câmeras portáteis. 

Além de garantir a segurança da operação, os PMs fazem revistas à procura de armas e drogas. Já os policiais civis estão, também, em busca de condutores com mandado de prisão em aberto, considerados foragidos da Justiça.

Os agentes do Detran-RJ atuam na fiscalização de trânsito, aplicando multas e demais penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O Detro-RJ, por sua vez, está disponibilizando os reboques que irão transportar os veículos apreendidos para o pátio de Vargem Grande. Os agentes do departamento também estão reprimindo o transporte clandestino durante as operações.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar