Motoristas de Aplicativo no DF têm novo prazo para adotar QR Code de segurança
Atenção motoristas de app no DF: o prazo para instalar o QR Code de identificação foi prorrogado para 23 de fevereiro. Saiba como emitir o selo e evitar multas.
Condutores que atuam no Distrito Federal ganharam um fôlego extra para se adequarem às novas normas de identificação. A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) estendeu até o dia 23 de fevereiro o prazo final para a instalação do adesivo com QR Code nos veículos que operam por plataformas digitais.
Motoristas de Aplicativo no DF têm novo prazo para adotar QR Code de segurança
Até que a data limite seja atingida, as operações de fiscalização nas ruas terão um foco educativo, priorizando a orientação dos profissionais em vez da aplicação de penalidades.
O objetivo central da medida é oferecer transparência. Ao escanear o código, o usuário terá acesso imediato a dados cruciais para sua segurança:
- Nome completo e foto do motorista;
- Número da autorização vigente;
- Placa e modelo do veículo;
- Vínculo com a empresa operadora (Uber, 99, etc.).

O Cenário Atual no Distrito Federal
De acordo com os dados da Semob, a adesão ainda está em curso. Dos cerca de 59 mil motoristas cadastrados nas 10 plataformas que operam na capital, aproximadamente 22.400 já emitiram o selo de identificação.
Atenção: Após o dia 23 de fevereiro, a ausência do QR Code será considerada infração, sujeitando o motorista a multas e, em situações de transporte não autorizado, à apreensão do automóvel.
Passo a Passo: Como Regularizar seu Veículo
Para imprimir o selo (Dístico STIP), o motorista deve seguir as etapas abaixo:
- Acesse o Portal do Condutor no site da Semob-DF.
- Realize a atualização dos seus dados cadastrais.
- Vá até a área de serviços e selecione o menu “Emissão de Dístico STIP”.
- Imprima o QR Code e cole-o no para-brisa do carro, em local de fácil visibilidade para passageiros e agentes de trânsito.
O que você achou dessa medida? Acha que o QR Code realmente traz mais segurança para as corridas no DF? Comente aqui embaixo sua opinião!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.