Motorista de app revela o quanto gasta para trabalhar diariamente

Quanto o motorista de app gasta para trabalhar? A profissão que se tornou popular nos últimos anos é mais complexa do que parece. Corridas mal pagas, riscos e o combustível cada vez mais caro são alguns dos desafios. 

A renda, aparentemente, atrativa, esconde uma série de custos que nem sempre são visíveis aos passageiros e quem está pretendendo adentrar na área. Para ajudá-lo, fomos pesquisar o custo médio de um motorista de app por dia de trabalho. 

Quanto o motorista de app gasta para trabalhar diariamente? Foto: Freepik
Quanto o motorista de app gasta para trabalhar diariamente? Foto: Freepik

 

Quanto o motorista de app gasta para trabalhar diariamente?

Os custos dependem de quantos quilômetros o motorista de app roda, assim como as horas que se dedica à atividade. 

Raphael Moraes, 32, é um motorista cadastrado na Uber e confessa que os valores gastos variam muito de acordo com o dia do mês. 

“Dia bom, gasto mais ou menos 120,00 de etanol e faturo mais ou menos uns 400,00. Líquido mais ou menos uns 280,00 mas varia muito. Rodando durante a semana, fica mais ou menos uns 100,00 de gasolina, costumo faturar uns 350,00 então logo o lucro fica em uns 250,00”, revela. 

A variação de renda é um dos maiores desafios enfrentados pelos motoristas de aplicativo. Para otimizar os rendimentos, muitos motoristas buscam estratégias como trabalhar em horários de pico, regiões com maior demanda ou oferecer serviços adicionais, como entregas. 

Em “dias ruins”, com poucas corridas, costumam render menos. Ainda assim, Raphael tenta manter a média de valor por km rodado. 

“Tento ficar mais ou menos na média de 1,75 por km. Eu rodo mais no final de semana, então não tem uma margem certa. Mas meu horário de trabalho é normalmente das 15h às 02h aos sábados e das 14h às 23h no domingo”. 

Leia também:

Faça cadastro na Uber e leve um BYD Dolphin com descontão de R$ 12 mil.

Custos além do combustível

Desses R$ 280 que sobram em um “dia bom”, o motorista entrevistado ainda precisa arcar com outros custos:

  • Manutenção do veículo – troca de óleo, pneus, revisões, reparos são essenciais para garantir a segurança e vida útil do veículo. 
  • Seguro – a cobertura do seguro costuma ser mais cara para quem exerce atividade remunerada. muitos  motoristas de app não saem de casa sem a proteção em caso de acidentes, furto, roubo, entre outros perigos. 
  • Impostos –  IPVA e Licenciamento são obrigatórios. Se o motorista tiver cadastro no MEI (Micro Empreendedor Individual) os custos sobem um pouco mais. 
  • Financiamento – caso o veículo seja financiado, o motorista precisa arcar com as parcelas do financiamento. 

Apesar da flexibilidade e autonomia, a função de motorista de app exige dedicação e planejamento. A jornada de trabalho pode ser irregular e os motoristas estão sujeitos a riscos e custos extras. No final, é preciso colocar tudo no papel para manter as finanças em dias.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Veja mais ›
Fechar