Motorista de app pode desviar a rota se o passageiro pedir?

Precisa fazer uma parada mas não sabe se isso é possível? Entenda as regras do app e veja quais as condições para o desvio!

As corridas via aplicativo estão cada dia mais populares. Hoje em dia, já existem diferentes apps que possibilitam esse tipo de transporte, e cada um deles conta com regras bastante específicas, tanto para o pagamento quanto para as rotas.

Neste sentido, é comum que os passageiros precisem realizar paradas ou mesmo desviar a rota do ponto de destino de uma corrida, mas será que o motorista do app é obrigado a fazer isso? É hora de tirar todas as dúvidas de uma vez por todas!

 
Foto: Freepik

Motorista de app pode desviar a rota? Entenda as regras da Uber

Um dos aplicativos de transporte com a maior popularidade do momento é o Uber. A empresa fornece serviços para diversos locais do Brasil – e do mundo -. Dessa forma, assim como todas as outras plataformas que atuam de forma semelhante, existem regras para as rotas.

Primeiramente, antes de solicitar uma corrida, o passageiro deve inserir o ponto de recolha e o ponto de destino. É com base nesses dados que o motorista responsável irá iniciar o trajeto, e, automaticamente, o app poderá definir o valor da corrida.

Porém, o que fazer caso o passageiro precise fazer uma parada ou desviar da rota inicial? Bem, atualmente, o aplicativo da Uber já permite que os passageiros insiram pontos de parada na hora de solicitar uma corrida, o que é mais prático.

Agora, caso seja preciso alterar o destino, a situação pode ser diferente. Será preciso consultar o motorista para que ele solicite a mudança de trajeto. Porém, é interessante evitar esse tipo de situação, exceto em casos de imprevistos, é claro.

 
Caption

E como fica o valor final da viagem?

Assim como pontuado, o aplicativo da Uber já permite que os passageiros insiram pontos de parada antes de solicitar a viagem. Ou seja, é possível incluir: ponto de origem + ponto de parada + destino final. Assim, o processo é bem mais fácil.

De uma forma mais clara, essa possibilidade permitirá que o app calcule automaticamente o valor final da corrida, sem que ela sofra alterações. Porém, vale enfatizar que isso só acontece caso a parada esteja inserida dentro do app no momento da solicitação.

Em relação à mudança de destino, o valor pode sim sofrer variações. O que vai definir isso é a distância e as próprias regras do app. Mas cuidado! O valor só é alterado quando a viagem também é. Caso alguma outra cobrança seja feita, é preciso notificar a central do app.

 
Foto: Freepik

99 tem regras diferentes

Outra empresa bastante popular no quesito transporte por app é a 99. No entanto, ao contrário da Uber, a plataforma ainda não possui uma ferramenta específica que permite que os passageiros possam adicionar paradas antes de solicitar a viagem.

E nesse caso, o que fazer? Bem, como a própria plataforma não disponibiliza esse tipo de serviço, o processo pode ser um pouco mais complexo, mas ainda é possível. Ou seja, ainda há como realizar paradas, mas é preciso atentar-se a algumas coisas.

Primeiramente,  é importante entrar em contato com o motorista antes mesmo dele chegar no ponto de recolha. Para isso, basta enviar uma mensagem diretamente pelo aplicativo e informá-lo sobre a necessidade de realizar uma parada.

Assim, caso o motorista aceite o trajeto e a parada, ele poderá acessar o sistema do app e alterar as informações da corrida.

Então o valor continua o mesmo?

Não! Apesar da 99 ainda não contar com uma ferramenta específica para as paradas, o motorista ainda pode alterar as informações da corrida no app, como dito. Isso significa que a rota será recalculada de acordo com as novas informações pontuadas.

Assim, é sim possível que o valor seja alterado na viagem. Porém, tanto o condutor quanto o passageiro deverão estar de acordo. O mesmo acontece quando o destino da corrida precisa ser alterado no momento da viagem.

Quando isso acontece, nesse caso, as regras são as mesmas da Uber. Ou seja, o motorista deverá solicitar a alteração, e, consequentemente, informar o novo valor. Porém, é preciso deixar claro que ter um bom diálogo com o motorista é extremamente importante, afinal, o passageiro solicitou algo diferente do que ele havia informado no app.

Informe-se ainda mais: Vovó cativa as redes sociais após compartilhar sua rotina de motorista da Uber

 
Foto: Freepik
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Vitória Marques
Escrito por

Vitória Marques

ASSISTA AGORA