Motorista de app pode desviar a rota se o passageiro pedir?

As corridas via aplicativo estão cada dia mais populares. Hoje em dia, já existem diferentes apps que possibilitam esse tipo de transporte, e cada um deles conta com regras bastante específicas, tanto para o pagamento quanto para as rotas.

Neste sentido, é comum que os passageiros precisem realizar paradas ou mesmo desviar a rota do ponto de destino de uma corrida, mas será que o motorista do app é obrigado a fazer isso? É hora de tirar todas as dúvidas de uma vez por todas!

 
Foto: Freepik

Motorista de app pode desviar a rota? Entenda as regras da Uber

Um dos aplicativos de transporte com a maior popularidade do momento é o Uber. A empresa fornece serviços para diversos locais do Brasil – e do mundo -. Dessa forma, assim como todas as outras plataformas que atuam de forma semelhante, existem regras para as rotas.

Primeiramente, antes de solicitar uma corrida, o passageiro deve inserir o ponto de recolha e o ponto de destino. É com base nesses dados que o motorista responsável irá iniciar o trajeto, e, automaticamente, o app poderá definir o valor da corrida.

Porém, o que fazer caso o passageiro precise fazer uma parada ou desviar da rota inicial? Bem, atualmente, o aplicativo da Uber já permite que os passageiros insiram pontos de parada na hora de solicitar uma corrida, o que é mais prático.

Agora, caso seja preciso alterar o destino, a situação pode ser diferente. Será preciso consultar o motorista para que ele solicite a mudança de trajeto. Porém, é interessante evitar esse tipo de situação, exceto em casos de imprevistos, é claro.

 
Caption

E como fica o valor final da viagem?

Assim como pontuado, o aplicativo da Uber já permite que os passageiros insiram pontos de parada antes de solicitar a viagem. Ou seja, é possível incluir: ponto de origem + ponto de parada + destino final. Assim, o processo é bem mais fácil.

De uma forma mais clara, essa possibilidade permitirá que o app calcule automaticamente o valor final da corrida, sem que ela sofra alterações. Porém, vale enfatizar que isso só acontece caso a parada esteja inserida dentro do app no momento da solicitação.

Em relação à mudança de destino, o valor pode sim sofrer variações. O que vai definir isso é a distância e as próprias regras do app. Mas cuidado! O valor só é alterado quando a viagem também é. Caso alguma outra cobrança seja feita, é preciso notificar a central do app.

 
Foto: Freepik

99 tem regras diferentes

Outra empresa bastante popular no quesito transporte por app é a 99. No entanto, ao contrário da Uber, a plataforma ainda não possui uma ferramenta específica que permite que os passageiros possam adicionar paradas antes de solicitar a viagem.

E nesse caso, o que fazer? Bem, como a própria plataforma não disponibiliza esse tipo de serviço, o processo pode ser um pouco mais complexo, mas ainda é possível. Ou seja, ainda há como realizar paradas, mas é preciso atentar-se a algumas coisas.

Primeiramente,  é importante entrar em contato com o motorista antes mesmo dele chegar no ponto de recolha. Para isso, basta enviar uma mensagem diretamente pelo aplicativo e informá-lo sobre a necessidade de realizar uma parada.

Assim, caso o motorista aceite o trajeto e a parada, ele poderá acessar o sistema do app e alterar as informações da corrida.

Então o valor continua o mesmo?

Não! Apesar da 99 ainda não contar com uma ferramenta específica para as paradas, o motorista ainda pode alterar as informações da corrida no app, como dito. Isso significa que a rota será recalculada de acordo com as novas informações pontuadas.

Assim, é sim possível que o valor seja alterado na viagem. Porém, tanto o condutor quanto o passageiro deverão estar de acordo. O mesmo acontece quando o destino da corrida precisa ser alterado no momento da viagem.

Quando isso acontece, nesse caso, as regras são as mesmas da Uber. Ou seja, o motorista deverá solicitar a alteração, e, consequentemente, informar o novo valor. Porém, é preciso deixar claro que ter um bom diálogo com o motorista é extremamente importante, afinal, o passageiro solicitou algo diferente do que ele havia informado no app.

Informe-se ainda mais: Vovó cativa as redes sociais após compartilhar sua rotina de motorista da Uber

 
Foto: Freepik

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar