Motor mais potente do planeta tem 1.850 cv e é de marca desconhecida

Motor mais potente do planeta tem 1.850 cv e é de marca desconhecida. Conheça o Mjølner, desenvolvido pela dinamarquesa Zenvo.

Enquanto o mundo automotivo se volta cada vez mais para a eletrificação, uma fabricante dinamarquesa relativamente discreta está prestes a lançar no mercado de hipercarros o motor mais potente do planeta.

Conheça o motor mais potente do planeta 

A Zenvo Automotive, conhecida por suas máquinas exclusivas de alta performance, revelou o coração do seu próximo modelo principal, o Aurora: um motor V12 quad-turbo de 6.6 litros capaz de gerar impressionantes 1.850 cavalos de potência.

De acordo com a empresa, é o motor V12 mais potente já projetado para um carro de rua.  

Batizado de Mjølner, uma homenagem ao lendário martelo de Thor da mitologia nórdica, o motor foi desenvolvido em colaboração com a empresa de engenharia MAHLE Powertrain. 

Mjølner - o motor mais potente do planeta - Foto; Divulgação
Mjølner – o motor mais potente do planeta – Foto; Divulgação

 

A potência bruta não vem apenas da massiva cilindrada e seus quatro turbocompressores. O motor conta ainda com a adição de um sistema elétrico híbrido, que proporciona potência extra, colocando-o no topo da engenharia de propulsores. 

O Mjølner não se resume apenas a números impressionantes. A Zenvo destaca a inovação de ponta embarcada no motor, com a utilização do sistema de ignição a jato da MAHLE. Essa tecnologia promete não apenas um desempenho explosivo, mas também a conformidade com as futuras regulamentações de emissões.

Segundo a Zenvo, a ignição a jato permite que o motor opere de forma mais eficiente e limpa, tornando o Aurora adequado tanto para as pistas quanto para o uso diário em estradas – uma alegação ousada para um carro com tamanha potência. 

“Queríamos criar algo verdadeiramente extraordinário”, disse o fundador da Zenvo, Troels Vollertsen. “ O Mjølner não se resume apenas à potência. Trata-se de precisão, inovação e de definir o futuro do desempenho para hipercarros de rua.”

Mjølner - o motor mais potente do planeta - Foto; Divulgação
Mjølner – o motor mais potente do planeta – Foto; Divulgação

 

O Aurora

O motor Mjølner é parte de uma arquitetura de trem de força modular mais ampla que a Zenvo pretende utilizar em seus carros futuros. O primeiro carro a ostentá-lo é o Aurora, com lançamento previsto para o fim deste ano. 

A marca promete uma combinação de desempenho, eficiência híbrida e engenharia arrojada, com o objetivo de redefinir os limites dos carros com alto desempenho para as ruas. 

Zenvo Aurora deve ostentar o motor mais potente do planeta - Foto; Divulgação
Zenvo Aurora deve ostentar o motor mais potente do planeta – Foto; Divulgação

 

Jens Sverdrup, presidente da Zenvo Automotive, enfatiza que a proposta do Aurora vai além das especificações técnicas, buscando criar uma experiência emocional visceral para condutor e passageiro. 

Essa experiência será amplificada por um chassi extremamente leve, o mais leve já produzido pela marca, construído sobre o novo monobloco modular ZM1 desenvolvido em parceria com a Managing Composites.

O que achou do Aurora e seu motor de 1850 cv? Responda nos comentários!

Aproveite e se inscreva no nosso canal do Whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!

Leia também: Novo Mercedez AMG GT é o novo carro mais rápido do Brasil e custa quase R$ 2 milhões

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA